Estrutura tem 385 metros quadrados e fica localizada na Rua José Romão (ao lado do Centro Integrado de Saúde – CIS).
O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina inaugurou, nessa quarta-feira (23), a nova sede do quartel do bairro Gravatá, em Navegantes. Além da entrega, a solenidade contou com a entrega de uma nova ambulância à corporação, adquirida por meio de recursos estaduais.
História
O primeiro quartel no bairro Gravatá foi inaugurado no ano de 2009, com o objetivo de suprir uma demanda crescente de atendimentos realizados pelo CBMSC nesta região, assim como diminuir o tempo resposta às emergências.
Com esforços da Associação de Moradores do Bairro Gravatá, representada pelos senhores Gustavo Moritz e João Luiz Viera, moradores do bairro, foram angariados materiais de construção para a reforma das instalações, em imóvel cedido pelo senhor José Carlos Santos Leal.
A nova unidade, que contava com uma ambulância para atendimentos pré-hospitalares e um caminhão de médio porte para combate a incêndio, era a base para executar as atividades de prevenção e salvamento aquático no litoral navegantino. Devido à ação de diversos vendavais que afetou a estrutura da edificação, o quartel foi desativado naquela sede há cerca de um ano.
Nova sede
“Hoje estamos inaugurando a nova sede do Corpo de Bombeiros Militar do bairro Gravatá, que foi construída com um investimento no valor de R$ 1.045.408,08, sendo R$ 817.597,09 oriundos da emenda da deputada estadual Paulinha e o restante de recursos do Governo do Estado, por meio de convênio entre prefeitura de Navegantes e o CBMSC”, explicou o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar do 7º Batalhão, Major BM João Emiliano de Moura Silva Miranda.
A edificação possui 385 metros quadrados de área construída, que conta com sala de operações, cozinha equipada, alojamento feminino e masculino, vestiário, reserva náutica, almoxarifado para atividade de salvamento aquático e sala de assepsia para materiais de atendimento pré-hospitalar.
O novo quartel, localizado na Rua José Romão, 305, em terreno cedido pela prefeitura, em 2018, contará com caminhão de combate a incêndio, uma ambulância de atendimento pré-hospitalar e materiais e equipamentos para atividades de prevenção e salvamento aquático. Além disso, contará com sistema de alarme, videomonitoramento, sistema de som com acionamento remoto e cisterna para reaproveitamento de água da chuva.