Orlando Moraes, o Marronzinho, morreu em 2021, vítima da COVID-19.
Foi aprovado na última semana o Projeto de Lei nº 30/2024, que denomina a praça pública localizada na orla da praia, no bairro Meia Praia, como Praça do Marronzinho.
O nome da praça é em homenagem ao saudoso empresário Orlando Moraes, proprietário durante 36 anos do Restaurante Rodamar. Conhecido popularmente como “Marronzinho”, ele faleceu em 5 de abril de 2021, aos 72 anos, em decorrência da COVID 19.
Querido pelos navegantinos, Marronzinho chegou a receber o Título Honorário Navegantino, em 2018, durante Sessão Solene da Câmara de Vereadores. Ele chegou à cidade e foi morar no bairro Meia Praia, nome este dado pelo próprio. Ajudou a fundar a associação de moradores e fez na enxada a cancha de vôlei de areia. Conseguiu a alteração do nome da Escola Isolada Itajaí para o nome Professora Rosa Maria Xavier. Torneios de pesca também eram organizados por ele.
Na época, o ex vereador Cirininho disse que o nome de Orlando Moraes foi escolhido por ser um personagem importante na história do município, por sua luta pelo desenvolvimento do seu bairro, mas principalmente pela sua atuação enquanto empresário e cidadão, que buscou sempre divulgar o município por meio dos eventos e ações que realizava.
Sua esposa, a pastora Áurea, 64 anos, e o filho Fernando, 43, também faleceram no mesmo ano, também vítimas da Covid-19. O casal deixou dois filhos: Flávia e Fábio.
Vale ressaltar que o antigo nome da praça “Orlando Nino Ferreira” foi retirado devido a uma ação do MPSC, que pediu a troca de nomes de pessoas vivas em vias e prédios públicos de Navegantes.