O mês de agosto é marcado pelo tema Mundial do Aleitamento Materno e é considerado o “Agosto Dourado”, mês de incentivo à amamentação, simbolizando que a amamentação é o padrão ouro para a nutrição infantil, sendo assim, as fonoaudiólogas do CES – Centro Especializado de Saúde, reforçam a importância de incentivar a amamentação.
De acordo com a fonoaudióloga, Suzana Cardoso Flores da Silva, a amamentação é um processo fisiológico e natural, que promove o vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, para que ela cresça saudável.
“ Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, bem como características anatômicas e funcionais do recém-nascido se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas do desmame precoce. O fonoaudiólogo é capacitado para orientar na amamentação, auxiliando o posicionamento do bebê na pega adequada do seio materno, de modo que o bebê consiga sugar bem,” explica.
A fonoaudióloga, Eduarda Cabral Angioletti, também explica que “o aleitamento materno fortalece os músculos dos lábios, boca e língua; preparando esses órgãos para o aprendizado da fala,” destaca.
A mãe que está amamentando e necessita de informações ou em casos de dificuldade ou impossibilidade para amamentar, deve procurar apoio e ajuda de um Fonoaudiólogo, solicitando encaminhamento por meio da UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima para uma avaliação das fonoaudiólogas do CES – Centro Especializado em Saúde.