Dançar e Brilhar classificou-se em 9º lugar na região sul.
Navegantes é destaque nacional em cultura. O Ponto de Cultura Dançar e Brilhar de Navegantes classificou-se em 9º lugar na região sul em uma premiação nacional destinadas a espaços culturais. Recentemente, o Ministério da Cultura, com o objetivo de reconhecer, valorizar, incentivar, ativar e potencializar os Pontos de Cultura em todo o País, lançou o Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti. Hoje, no Brasil, são mais de 5 mil pontos ativos e, através deste edital, 1.030 iniciativas contempladas, e entre elas, está Navegantes.
O coletivo foi idealizado em 2009, com o objetivo de incluir e integrar, em 2017 recebeu a chancela e certificação como ponto de cultura pelo governo federal e em 2024 completou 15 anos de uma história, adquirida com o fruto de muito trabalho, resiliência e amor. Durante esse período, cerca de 47.880 pessoas já foram atendidas diretamente de forma gratuita e inclusiva, consolidando arte como forma de mudança social e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural do município.
O local de atividades e o grupo tornaram-se referência, unindo projetos e apresentações às escolas, famílias e comunidade. Hoje, o grupo também atua em território nacional, sendo que os integrantes “lêem” e “escrevem” a dança a partir da perspectiva de sua cultura e experiências pessoais, compartilhando de ferramentas técnicas para a criação e construção cênica.
Os trabalhos desenvolvidos buscam despertar o senso crítico nas pessoas e objetiva, com o desenvolvimento de ações culturais, sensibilizar o público, e utilizar a arte como uma ferramenta de transmissão de conhecimento e de transformação cultural, social, educacional e ambiental. Em cada novo trabalho, são envolvidos diversos segmentos e atores presentes na cena cultural de Navegantes, movimentando a cadeia produtiva e estimulando também a inovação, a geração de emprego e renda e o turismo cultural.
Para os idealizadores, a professora e coreógrafa Bianca Alcantara e o psicólogo Ricardo Testoni, a manutenção das atividades é de extrema importância. “Nossa representação está diretamente ligada à gestão de sonhos de muitas outras pessoas que dependem da nossa dedicação integral para manter viva toda a história”.
Para a consolidação deste processo o grupo teve em sua trajetória o poio de muitas pessoas e principalmente das empresas Portonave e MSC/MEDLOG, que através de leis de incentivo à cultura impulsionaram as ações e auxiliaram na profissionalização do setor. Segundo os gestores, um dos diferenciais das empresas é o acompanhamento e participação nos projetos, o que proporciona uma base sólida e duradoura na manutenção deste coletivo e na efetivação do acesso aos direitos sociais e culturais de cada participante.
O Dançar e Brilhar está situado na cidade de Navegantes, no bairro São Pedro, área ribeirinha, berço da cultura local, e suas atividades acontecem na sede do Studio Bianca Alcantara. O Studio visa impulsionar o Ponto de Cultura através da elaboração, execução e gestão de projetos empreendedores, fazendo do espaço um local inclusivo, onde se torna possível estudar, lapidar talentos, participar de formações, realizar atividades e ações culturais de artes integradasalém de promover práticas corporais e voltadas para a prevenção da saúde
“Para a Companhia Dançar e Brilhar, o Ponto de Cultura é a realização de um sonho, a possibilidade de um amanhã feliz, tanta dedicação, comprometimento e tanto nervosismo, ansiedade para sentir aquela sensação única que só quem vive da arte pode descrever, aquela sensação que parece ser a melhor coisa que se sentiu na vida, até chegar o próximo dia de subir no palco e se viver tudo novamente”, afirmou Bianca.
Conheça mais sobre o trabalho
Para saber mais sobre o Ponto de Cultura Dançar e Brilhar e o Studio Bianca Alcantara, acesse o site dancarebrilhar.com.br/, Instagram, Facebook, You Tube e Linkedin: Studio Bianca Alcantara e Dançar e Brilhar. O endereço fica localizado à Rua Luiz Joaquim dos Santos, 450, São Pedro – Navegantes (ao lado da Praça de Contemplação).