As convenções partidárias podem ser realizadas a partir de 20 de julho.
A partir de sábado, dia 6 de julho (3 meses antes do pleito) inicia o período eleitoral em todo o país. Nesse período, há uma série de condutas que são vedadas aos agentes públicos durante o prazo indicado.
A Prefeitura de Navegantes já emitiu nota comunicando que, a partir de 6 de junho até 6 de outubro, suas redes sócias e aba de notícias no site oficial do município ficarão fora do ar, sem novas publicações, em conformidade com a lei eleitoral que não permite propaganda institucional nos três meses que antecedem as eleições.
Convenções Partidárias
Já de 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Em Navegantes, a situação dos partidos só deve se desenrolar mesmo após as convenções. O prefeito Liba Fronza não oficializou sua pré-candidatura à reeleição, mas certamente será o candidato do PSD, que pode ganhar o apoio do União Brasil, PODEMOS e Progressistas, sem descartar ainda outros partidos.
Já na oposição, o MDB tem como pré-candidato a prefeito o vereador Paulo Melzi, que pode ter como aliados o PT e o PSDB, também sem descartar outros partidos, que ainda não se manifestaram publicamente.
A dúvida ainda é em relação ao PL, que definiu seu pré-candidato por meio de votação interna da executiva municipal. O nome escolhido foi o do empresário Rogério Tomaz Corrêa.