Etapa é necessária para iniciar o processo de rebaixamento dos fios de telecomunicações
Iniciou na segunda-feira (24), uma nova fase da obra de reurbanização da Avenida Coronel Marcos Konder, no Centro de Itajaí. A equipe que executa os serviços próximo à Avenida Joca Brandão começou a retirada das calçadas em frente à Farmácia Catarinense. Após essa remoção, será feito o rebaixamento da rede lógica, que inclui o cabeamento de fios de telecomunicações.
Além disso, nesta etapa da obra será preparada a infraestrutura para a iluminação pública, que posteriormente também será rebaixada.
“Todo processo acontecerá simultaneamente: teremos profissionais trabalhando com o rebaixamento dos fios, outros estarão empenhados na construção dos passeios, concretagem, preparo das áreas de estar e novos passeios”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Auri Pavoni.
Transplante de árvores
Também já foi realizado o transplante de duas árvores do canteiro central para a lateral da Avenida. As plantas transplantadas são: uma espécie de Jacarandá e outra chamada Pata-de-vaca.
No espaço onde as árvores foram realocadas, também será feito plantio de 12 novas espécies. Esta área onde estão as plantas ainda contemplará a construção de uma praça com mobiliários urbanos, bicicletários, espaços de convivência e playground para as crianças.
No sentido contrário, próximo à Rua Silva, as equipes trabalham com a execução da drenagem e instalação de galerias e tubos. Em seguida, será feita a pavimentação e, posteriormente, será iniciado o trabalho de remoção dos passeios.
Revitalização da Marcos Konder
As obras de revitalização da Avenida Marcos Konder, no Centro de Itajaí, iniciaram em maio. O projeto, que integra o Binário Central e é composto também pela Avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul), transformará a mobilidade urbana no centro da cidade. A nova via será mais moderna, com acessibilidade e maior número de árvores, totalizando 260 espécies.
Após revitalizada, a avenida contará com quatro faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus. Haverá também, uma área para estacionamento de carros, motos e bicicletários nos novos passeios.
Com nove metros de largura, o lado esquerdo da via contemplará faixa de estacionamento para carros e motos, calçadas com bicicletários, mobiliários urbanos e espaços para convivência e contemplação. Já o lado direito da avenida terá aproximadamente 6 metros de largura e também receberá arborização, paisagismo e nova iluminação.
O prazo para conclusão das obras é de 12 meses, e os investimentos somam mais de R$ 50 milhões, com recursos do financiamento internacional do Banco Fonplata.