A água pode ser distribuída ou concentrada somente em determinadas áreas
Mais de 100 mm de chuva no Litoral Norte de Santa Catarina são esperados ao longo desta semana. Esse volume supera, em alguns casos, a média mensal de precipitação em períodos mais secos. Contudo, a Defesa Civil enfatiza que não há necessidade de pânico, mas sim de precaução.
Embora seja um número considerável, tanto a região que abrange cidades como Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, quanto o Vale do Itajaí, também afetado, são extensas. Portanto, a água pode ser distribuída ou concentrada somente em determinadas áreas, conforme a Defesa Civil. Ainda assim, cuidados são essenciais.
A previsão é que a chuva de mais de 100 mm siga contínua até a próxima segunda-feira (15), mas alterações são possíveis, visto que as previsões são constantemente revisadas. A Defesa Civil reforça medidas preventivas já conhecidas na região, que lida com o problema quase todos os anos.
Durante os períodos de maior precipitação, a população deve evitar áreas propensas a enchentes e não atravessar ruas alagadas. É aconselhável também evitar atividades ao ar livre durante temporais, buscando abrigo em locais seguros.
A Defesa Civil disponibiliza, diariamente, em seu site avisos meteorológicos, classificando áreas do Estado de acordo com o risco de ocorrências, como inundações, destelhamentos e danos à rede elétrica, devido ao clima instável e à chuva.
Com a expectativa de 100 mm de chuva ao longo da semana, é crucial acompanhar os boletins, pois as previsões podem mudar rapidamente. Isso se deve às constantes atualizações nos modelos de previsão meteorológica.
Temperaturas mais amenas na quarta-feira
O tempo tende a esfriar a partir de quarta-feira (10), com a chegada de uma frente fria. As mínimas esperadas variam entre 17º e 19º C, enquanto as máximas não deverão ultrapassar os 23º C.
Também são esperadas, além da chuva, rajadas de vento ao longo da semana, podendo atingir até 40 km/h, com intensificação prevista entre quarta-feira e domingo (14).