Ação educativa aconteceu em seis locais diferentes de Navegantes
Aconteceu neste sábado (16) em Navegantes uma blitz educativa sobre a proibição dos fogos de artifício com estampido na cidade, conforme Lei Municipal nº 3.470/2020, de autoria da vereadora Sol Dapper.
A mobilização foi realizada na beira mar no bairro Gravatá, na fila do ferry-boat (Rua João Emílio), no semáforo do aeroporto, no comércio (bairro São Pedro), no Top Haus (Gravatá) e no Supermercado Komprão.
Foram distribuidos mais de três mil flyers que contém a informação sobre a proibição da venda, soltura dos fogos e também a orientação sobre as perturbações e riscos de acidentes com a queima de fogos com estampido.
Estiveram presentes na ação o prefeito Liba Fronza, a vereadora Sol Dapper o superintendente da IAN, Marcos Zaleski de Matos, OAB Navegantes, Navetran, Associação Sonhos de Maria, AMA, as ongs Pró Bichos, Turma do Focinho Feliz, Mil Patinhas e diversos voluntários do executivo e legislativo municipal.
Saiba mais:
A queima de fogos com estampido acarreta diversas perturbações e riscos de acidentes. Essa prática, pode resultar em problemas graves de saúde, como lesões na audição, queimaduras, amputações e até mesmo óbitos. As crianças com autismo são bem sensíveis ao artefato.
Os riscos estendem-se aos animais, que possuem uma sensibilidade auditiva maior do que a dos humanos, podendo causar grande estresse, ansiedade e até mesmo danos permanentes na audição dos animais.
Quem descumprir as normas terá seus produtos apreendidos e pagará multa. Os valores arrecadados serão revertidos ao IAN para ações, publicações e campanhas de conscientização da população sobre legislação ambiental, posse responsável e direitos dos animais.