fbpx

INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE AUTORIZA O ENGORDAMENTO DA PRAIA DE NAVEGANTES

Com o licenciamento, será possível lançar o edital para contratação de empresa para realizar a obra.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina informou, na terça-feira (14), ao município de Navegantes, que foi autorizado o licenciamento ambiental prévio para o engordamento da faixa de areia da praia do Gravatá.

De acordo com o prefeito Liba Fronza, com o licenciamento prévio será possível que o município lance o edital de licitação para a contratação de empresa especializada para realizar a obra.

A execução do alargamento é uma obra aguardada por muitos anos pela população de Navegantes. Além de amenizar os impactos e prejuízos causados pelas ressacas, garantirá a recuperação desse ambiente degradado e possibilitará o reaparecimento da faixa praial comprometida nesse trecho da orla.

70 metros de faixa de areia

Conforme consta no projeto de engordamento, as obras ocorrerão numa extensão de aproximadamente 2,3 km, entre o Molhe do Gravatá e a foz do Ribeirão das Pedras (no limite com o bairro Meia Praia). A intenção é que a faixa de areia da praia tenha cerca de 70 metros.

A areia que servirá para o alargamento da praia está em uma jazida localizada a 12 km de distância da área do projeto, num local com lâmina d’água de aproximadamente 23 metros e possui área total de 332.707 m².

De acordo com o estudo ambiental realizado pela empresa Prosul, será possível acomodar em torno de 27 mil pessoas simultaneamente na faixa de areia da praia após a conclusão do alargamento.

Conforme o superintendente do IAN, Marcos Zaleski, a prefeitura já tem o planejamento para a liberação do crédito para essa operação.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros