fbpx

PICO DE MARÉ MANTÉM ITAJAÍ EM ALERTA

Defesa civil recomenda que moradores ainda não baixem seu móveis

A Defesa Civil segue monitorando os impactos da elevação dos níveis dos rios em Itajaí e orienta a população de áreas vulneráveis que permaneça em alerta. O alerta é de inundação gradual até às 11h dessa segunda-feira (9), devido ao pico de maré.

As localizações que devem ficar em alerta são: Salseiros, Murta, Cordeiros (patê baixa), Cidade Nova, Nova Brasília, Canhanduba, Dom Bosco, São Vicente, Bambuzal, Imaruí e Itaipava (Próximo à BR 101).

Estado de Emergência

Na noite de domingo (08), Itajaí decretou Estado de Emergência Hídrica no Município, considerando o elevado volume de chuvas, a tendência de elevação do nível dos rios e o alto índice de turbidez no Rio Itajaí-Mirim. O decreto baseou-se no ofício número 334/2023, apresentado pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa).

No decreto, é alertada a possibilidade de desabastecimento em razão das dificuldades em operar o sistema das estações de tratamento de água. O Semasa, em conjunto com os demais órgãos da administração municipal, deverá adotar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento e poderá requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos, além de atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais.

As aulas na rede municipal de ensino também foram suspensas nesta segunda-feira (9).

Doações para os desabrigados

A prefeitura de Itajaí deu início à coleta de donativos para ajudar as pessoas que tiveram que deixar suas casas por causa da chuva e inundações. Materiais de limpeza, itens de higiene e alimentos não perecíveis são as doações mais bem-vindas. A ação está centralizada no Sistema de Comando de Operações da Defesa Civil, no Centreventos, no centro de Itajaí, das 7h às 19h.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros