Além disso, um veículo exclusivo fará rondas diárias utilizando tecnologia com câmera 360º integrada
As 25 escolas da Rede Municipal de Ensino de Penha já começaram a receber câmeras de monitoramento, garantindo mais segurança a toda a comunidade escolar. Além disso, desde quarta-feira (02), iniciaram as rondas diárias, em todas as unidades escolares, do veículo denominado UrbaniiView, que dispõe de tecnologia exclusiva com câmera 360° de monitoramento ligada ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).
O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca que o trabalho é uma parceria do governo municipal com a Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal, por meio do CIOPS. O órgão possui mais de 200 câmeras disponíveis para acesso dos órgãos de segurança.
“No município sempre investimos em segurança e nas escolas não seria diferente. Decidimos somar o trabalho da segurança juntamente com tecnologia e inovação. Essa é uma ação intersetorial, com apoio da Educação, Secretaria de Governo, DetranPen, Administração e Finanças, em que estamos definindo com a empresa Urbanii o melhor para os nossos alunos, profissionais, pais e responsáveis”, pontua.
O governo municipal ainda reforça que a empresa possui canal de comunicação exclusivo diário com todas as unidades de ensino. “A Urbanii tem contato diário e direto com professoras e diretoras, garantindo segurança em qualquer situação que possa acontecer”, frisa.
Botão do pânico
Em paralelo, os botões de pânico também são instalados em todas as 25 unidades de ensino. “Os botões, quando ativados, repassam os alertas ao CIOPS e às forças de segurança, informando imediatamente sobre a ocorrência. Os alunos, ainda, são orientados como utilizar, caso necessário”, explica.
Por fim, a Secretária de Educação, Thyrciane Santana, afirma que nas próximas semanas os totens com câmeras de monitoramento também serão instalados. “Os totens são ótimas soluções, que englobam tecnologia e segurança, sempre integrados ao CIOPS. Destacamos também que todas as nossas unidades escolares têm controle de acesso, com profissionais orientados para que apenas pessoas autorizadas possam entrar”, finaliza.