fbpx

ITAJAÍ IMPLANTA PROGRAMA PIONEIRO NA REGIÃO

Mais de 10 toneladas de alimentos da agricultura familiar já foram distribuídas na rede socioassistencial do município

Itajaí é o primeiro município da região a implantar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa, viabilizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, é destinada à Segurança Alimentar e Nutricional. O programa fortalece os produtores familiares e a agroecologia, além de garantir alimentação de qualidade para as pessoas atendidas na rede socioassistencial do município.

Nesta semana, as famílias atendidas pelo CRAS do Promorar foram contempladas pelo PAA com o recebimento de kits. Joilma Soares Brás, moradora do bairro Cidade Nova, ficou feliz e impressionada com a variedade e qualidade dos produtos. “A cesta verde será uma boa ajuda, chega em um momento que estamos precisando muito. Não conhecia esse programa e gostei bastante, porque são alimentos saudáveis, gostosos e produtos diferentes”, afirmou.

Montagem dos kits e palestras contam com apoio do curso de Nutrição da Univali.

Os produtos doados são diversificados e incluem alimentos orgânicos e convencionais, como maracujá, berinjela, inhame, batata doce, chicória, alface americana, cenoura, temperos variados, brócolis, couve flor, entre outros. Além dos alimentos in natura, também são doados alimentos congelados, como aipim descascado e polpa de frutas, e alimentos agroindustriais, como pão com biomassa de banana verde, pão integral, melado e doce de frutas.

A operacionalização na cidade iniciou em março e já foram doadas mais de 10 toneladas de alimentos. Os recursos destinados à aquisição dos gêneros alimentícios totalizam cerca de R$ 76 mil.

Os produtos doados são diversificados. Foto SECOM Itajaí

CENTRAL DO PROGRAMA CONTA COM APOIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO

A Secretaria de Assistência Social estruturou uma Central do PAA, totalmente adequada à legislação sanitária vigente, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária de todos os produtos adquiridos e doados. No local, os alimentos são entregues pelos agricultores familiares, separados e montados nos kits do PAA, com apoio do Curso de Nutrição da Univali, para distribuição nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, onde são realizadas rodas de conversa sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos. Além dos CRAS, os alimentos também são direcionados às pessoas em situação de rua, atendidas no Centro POP e na Casa de Apoio Social.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros