A ação visa incentivar as crianças surdas a adentrarem no universo da literatura, assim como incentivar eventos acessíveis na cidade.
Todos os anos, no dia 20 de março, os contadores de história são celebrados. E para comemorar esta data especial, o Studio Bianca Alcantara, de Navegantes, promoverá a contação e mediação intitulada: Chapeuzinhos, que tem como diferencial a acessibilidade em Libras, para contemplar também as crianças com deficiência auditiva.
A ação faz parte do projeto Dançar e Brilhar Ponto de Cultura, inscrito com número de PRONAC 212490 da proponente Bianca Alcantara Baldo com produção cultural de Ricardo Ismael Testoni, realização através da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal com patrocínio das empresas Portonave e MSC/Medlog.
Quem dará vida às palavras e personagens será a contadora de histórias Caroline Carvalho, que é atriz, escritora e mediadora. Ela possui quatro títulos publicados: “Liz Viu o Mundo”, “Catarina tem uma Prima”, “A mãe que voava” e “Passarinhos”, pelas Editoras Biruta e Aletria. Seu último livro publicado, “Passarinhos”, possui o selo “Amigos da Dislexia”, foi contemplado com o selo Cátedra 10 UNESCO de Leitura em 2021, e ficou como finalista do prêmio AEILIJ 2020 no segmento Texto Literário Infantil, além do Selo Altamente Recomendável da FNLIJ.
EVENTO INCLUSIVO:
A contação é voltada para o atendimento do público infantil, porém, todos os amantes de literatura independente de suas idades estão convidados a prestigiar. A atividade foi pensada e planejada para fortalecer a importância da inclusão e da necessidade da realização de eventos acessíveis no município. A ação também visa incentivar as crianças surdas a adentrarem no universo imagético da literatura, através de um meio eficaz e prazeroso, proporcionados pela contação de histórias.
Maiores informações e/ou escolas interessadas em participar podem entrar em contato através do e-mail: studiobiancaalcantara@gmail.com
SOBRE A CONTAÇÃO E MEDIAÇÃO CHAPEUZINHOS:
Quantos chapéus você conhece? Quantos chapéus você já viu? E chapeuzinhos?Entre Chapeuzinho Vermelho e suas muitas versões, a contação de histórias chapeuzinhos pretende fazer uma caça aos chapéus, brincando com o imaginário infantil, que perpassa o reconhecimento do conto à descoberta das suas muitas versões para além do reconto.
Recontar Chapeuzinho Vermelho é uma oportunidade de dialogar sobre o conto e suas muitas formas de continuidade. Apresentando histórias como “Chapeuzinho Amarelo”, “Chapeuzinho Redondo”, “Cocô de Passarinho”, entre outras versões, a mediação versará sobre formas de ver e conhecer os contos. As histórias dialogam com questões pertinentes ao universo da infância, e ampliam diálogos pensando temas necessários ao nosso tempo como a questão ambiental e as relações. Vamos de chapéu mesmo, e de histórias também!
SERVIÇO:
- Quando: Dia 27 de março (segunda-feira)
- Local: Praça do Molhe anexo ao Studio Bianca Alcantara.
- Endereço: Rua Luiz Joaquim dos Santos, Nº 450, bairro São Pedro.
- Horário das contações: 09h e 14 horas.
- Evento acessível em libras
- OBS: Caso chova no dia, o evento será transferido para nova data.
Q