Carnaval é carnaval e não baile funk.
Enquanto o carnaval de Itajaí – que até então era considerado inferior ao de Navegantes – lançou uma programação de carnaval muito agradável no seu Mercado Público, com muita marchinha, samba e música carnavalesca, por aqui parece que a organização do carnaval desconhece o que significa carnaval. A empresa responsável lançou uma programação que tem como destaques o cantor de funk Kevinho e o funknejo de Luan Pereira.
O lançamento do carnaval, em janeiro, foi da melhor qualidade, com a Banda do Jacarezinho, que é local e dá um banho no gênero de carnaval, e o consagrado Neguinho da Beija-Flor, que dispensa apresentações. No entanto, os shows da programação de carnaval deixaram a desejar. O Jornal nos Bairros, inclusive, recebeu a crítica de muitos leitores insatisfeitos com a escolha, afinal, carnaval é carnaval e não baile funk.
Para se ter uma ideia, em 2019, foi criado o Decreto nª 26 – 13/02/2019, que regulamentava a participação de grupos e blocos de animação no NavegaFolia daquele ano. O decreto proibia, extremamente, qualquer tipo de música com letras de baixo calão, que incitassem a violência ou que descaracterizem o evento de carnaval, como por exemplo funk “proibidão”, rock, música eletrônica, etc, sob penalidade gravíssima, cabendo retirada do bloco da avenida e suspensão por três anos de participação no NavegaFolia. Na época, o bloco do atual presidente da Liga das Escolas e Blocos Carnavalescos de Navegantes – LIEBLON, Pachequinho, chegou a ser suspenso do carnaval, justamente por tocar músicas inadequadas. Agora, ele é um dos que escolhe e aprova o repertório do NavegaFolia 2023 (está explicado).
E se não bastasse a falta de bom senso na escolha dos shows para o carnaval, outro problema relatado pelos leitores é a falta de informação e divulgação do evento – que mudou totalmente de formato e, justamente por isso, tinha que ser amplamente divulgado. O próprio Conselho de Turismo solicita a divulgação antecipada dos eventos para poder fomentar o turismo na cidade, no entanto, faltando alguns dias para o carnaval, só se vê uma pequena movimentação nas redes sociais pouco conhecidas da Liga e da empresa responsável – o que atinge um número muito pequeno de pessoas.