fbpx

COLETA SELETIVA RECOLHE 210 TONELADAS DE RECICLÁVEIS EM NAVEGANTES

Coleta seletiva em Navegantes

São recolhidas, em média, 35 toneladas de recicláveis por mês, totalizando 210 toneladas nos últimos 6 meses, mas 10% é considerado rejeito. População precisa lavar, separar e colocar os recicláveis para a coleta nos dias e horários corretos.

Reduzir os impactos ambientais provocados pelo consumo, incentivando a separação e a destinação correta de materiais recicláveis, além de diminuir o volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários e economizar recursos naturais. Esses são os principais objetivos da coleta seletiva, serviço implantado na cidade de Navegantes há seis meses.

A empresa Recicle passa com o caminhão da coleta seletiva em dias alternados à coleta de resíduos sólidos urbanos, o popular lixo comum, ou seja, aquilo que não pode ser reaproveitado. Por isso, a população deve ficar atenta aos dias e roteiros em que o caminhão da coleta seletiva passa, colocando os sacos de recicláveis na lixeira apenas horas antes da coleta, a fim de não se misturar com os rejeitos, recolhidos pelo caminhão da coleta comum.

Em Navegantes, nos primeiros seis meses do serviço, foram coletadas cerca de 35  toneladas de recicláveis por mês. No entanto, pelo menos 10% do que está sendo coletado é classificado como rejeito e acaba não sendo reciclado. Isso porque a separação não está sendo feita de forma adequada, ou por misturar os recicláveis com os resíduos orgânicos (restos de alimentos e lixo do banheiro), ou por colocar materiais sujos, como potes de iogurte e de massa de tomate. O ideal é pelo menos passar uma água para retirar o excesso de sujeira dos materiais, assim o plástico pode ser totalmente reaproveitado.

Segundo o gerente regional, Julio Muller, a implantação da coleta seletiva está totalmente alinhada ao propósito da empresa, que é a transformação ecológica. “Somos referência mundial em gestão de resíduos, água e energia para cidades e indústrias. Aqui em Navegantes, a coleta seletiva está totalmente alinhada ao nosso propósito. Mas ainda precisamos fazer com que mais moradores separem e destinem os materiais recicláveis para a coleta seletiva, contribuindo ainda mais com a questão ambiental”, destaca.

Os cidadãos devem ficar atentos aos dias e horários em que o caminhão da coleta seletiva passa em cada localidade, para evitar que os materiais fiquem nas calçadas indevidamente, em contato com resíduos domésticos e sejam recolhidos pelo caminhão errado. Confira o cronograma completo abaixo:

CRONOGRAMA COLETA SELETIVA NAVEGANTES

Segunda-feira

5h às 13h30 – Meia Praia I (entre a Rua Osmar Gaya e a Rua Gervásio de Souza)

13h30 às 22h – São Paulo e Pedreiras

Terça-feira

5h às 13h30 – São Pedro e Centro I (inicia no Pontal até a Av. Conselheiro João Gaya)

13h30 às 22h – São Domingos I e São Domingos II (inicia na Av. Nerey Liberato Nunes)

Quarta-feira

5h às 13h30 – Meia Praia II / Gravatá Praia, entre a rua Prefeito Cirino Adolfo Cabral até a rua Prefeito José Juvenal Mafra, e da rua José Eugênio Muller até a Rua Bolívia.

13h30 às 22h – Porto das Balsas, Machados e Volta Grande

Quinta-feira

5h às 13h30 – Centro II (entre Av. Conselheiro João Gaya e a Rua José Alcebiades Laurentino)

13h30 às 22h – Escalvados e Porto Escalvado

Sexta-feira

5h às 13h30 – Gravatá II, entre a rua Prefeito José Juvenal Mafra  até AV Ivo Silveira (radial) – começa na rua José Romão, até a rua Uruguai.

13h30 às 22h – Gravatá III (entre a Av. Ivo Silveira, radial, e a Rua Francisco Schmidt, iniciando da Av. Rio do Sul)

Sábado

5h às 13h30 – Centro II (entre a Rua José Alcebiades Laurentino e a Rua Osmar Gaya)

13h30 às 22h – Nossa Senhora das Graças e Hugo de Almeida


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros