fbpx

RESERVATÓRIOS DE ÁGUA CONTINUAM EM BAIXA NESTA TERÇA

Autarquia alerta que economia de água é necessária para Itajaí e Navegantes

Os reservatórios de água tratada de Itajaí continuam em níveis muito baixos na manhã desta terça-feira (13). Durante a madrugada (1h42 às 4h45), houve queda de energia em parte das dependências do Semasa, inclusive na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) e captação. Com a falha de três geradores, a operação das ETAs (Estações de Tratamento de Água) São Roque e Arapongas foi impactada, ficando em vazão mínima de água.

A empresa responsável pelos geradores foi notificada sobre a falha nos equipamentos e o problema foi solucionado nesta manhã, retomando a operação normal das ETAs, mas as quedas de energia, falhas nos geradores e mudanças na operação causaram o agravamento da baixa reservação de água, que já ocorria desde ontem (12).

Por conta do sistema de abastecimento não ter sido totalmente recuperado durante a madrugada, o Semasa continua investigando a existência de um possível vazamento oculto que pode estar impactando na baixa dos reservatórios. A situação está sendo agravada pelo alto consumo, devido ao tempo quente.

A autarquia alerta a população para o baixo nível dos reservatórios e pede aos consumidores que pratiquem a economia e racionamento de água ao decorrer do dia, até que o sistema de reservação do Semasa esteja normalizado. Às 9h43, o reservatório do São Roque (o maior deles) é um dos mais impactados, com seu nível de água em 1593m³ da capacidade de 7600m³ (20% do total).

A baixa nos reservatórios pode afetar, principalmente, os imóveis que não possuem caixa d’água e que estão localizados em bairros centrais, principalmente Centro, Cabeçudas, Fazenda, Praia Brava, São Judas, São João, São Vicente e Cordeiros. Seus consumidores poderão notar episódios de baixa pressão ou mesmo falta d’água. A colaboração da população de Itajaí pode prevenir que ocorra desabastecimento, bastando adiar atividades não essenciais, como lavação de calçadas, enchimento de piscinas e limpezas em geral que envolvam grandes volumes de água. Atualizações serão publicadas conforme novos dados forem obtidos.

A autarquia reforça o pedido de instalação de reservatórios ou cisternas em todas as edificações que ainda não possuem, conforme previsto no regulamento do Semasa, para minimizar o impacto em situações emergenciais.

A Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000, ou ainda no WhatsApp/Telegram pelo (47) 99261-3492.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros