Pais com vacinação atrasada lotaram as unidades para poderem matricular seus filhos nas unidades escolares do município.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação desse ano teve baixa adesão. No entanto, em Navegantes, foi só a Secretaria Municipal de Educação exigir o comprovante obrigatório de vacinação para as matrículas e rematrículas na rede municipal, que pais lotaram as unidades básicas de saúde do município, nos últimos dias, para atualizarem a caderneta vacinal.
A Secretaria de Saúde chegou a divulgar que UBSs estariam em horário estendido até às 20h, nos dias 3 e 10 de novembro, para emissão da declaração de vacinação para matrícula e rematrícula escolar para o ano letivo de 2023.
Parte dos pais ou responsáveis compareceram às unidades apenas para emitir o documento, já que as vacinas de seus filhos estavam em dia. Por outro lado, muitos pais que estavam com as vacinas atrasadas de seus filhos aproveitaram para fazer a atualização.
De acordo com a secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, em apenas três dias, foram aplicadas, nas UBS’s do município, 2 mil vacinas do calendário básico, em crianças com esquema vacinal atrasado.
Vale ressaltar que a declaração de vacinação deverá ser apresentada no ato da matrícula e rematrícula, em escolas da rede pública e privada de ensino, conforme a Lei Estadual 17.821, de 2019.