Imagine congelar as lembranças por 10 anos. Cartas, fotos, objetos trazidos tanto por pessoas desconhecidas quanto por personalidades de Navegantes. Afinal, a história de uma cidade é formada por cada memória. E essas memórias virão à tona daqui a 10 anos, quando Navegantes estará completando 70 anos.
O projeto Cápsula do Tempo é uma promoção da Fundação Cultural e acontecerá na quinta-feira (25), às 16 horas, em frente ao Centro Integrado de Cultura (CIC).
Conforme o superintendente da pasta, Marcos Montagna, a intenção do projeto é que a cápsula fique guardada por 10 anos e, no aniversário de 70 anos da cidade, o conteúdo seja aberto para que seja possível fazer o encontro do passado e do presente, trazendo a história pregressa com festa e saudosismo.
“A Cápsula tem múltiplos valores. No momento em que se reflete sobre o que será colocado, ocorre uma leitura histórica, é onde se elege aquilo que é muito importante para os outros saberem no futuro. E quando ela é revelada, o passado e o presente se alcançam. Ela é um registro inalterado de como era o modo de vida, ou seja, um pedacinho daquele passado”, enfatiza o superintendente.