Na última terça-feira, 09, em Navegantes, o programa internacional Ao Redor da Iberoamérica, promovido pela Veolia, juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). O programa é destinado a estudantes com idades entre 10 e 11 anos, que até o mês de outubro realizarão atividades didáticas, recreativas e criativas em sala de aula. O programa que está em sua 10ª edição traz como tema “A urgência de cuidar da água”, cujo objetivo é aumentar a conscientização das crianças sobre a proteção e reutilização da água.
Em Navegantes participaram 1198 alunos, que receberam cartilhas impressas sobre o tema da água. Já os professores também receberam o material impresso, que além de abordar o tema sugere atividades recreativas e didáticas. Essa será a primeira vez em que as escolas do município participam do projeto.
A secretária Municipal de Educação de Navegantes, Patrícia Duarte Cidral, falou aos professores, no lançamento do programa, sobre a importância em aderir ao projeto. “Tenho certeza que sairão trabalhos lindos aqui de Navegantes, pois nossos diretores e professores são muito dedicados, além de que nossos alunos são muito inteligentes. Parabenizo a Veolia por ser uma empresa que promove campanhas em prol do meio ambiente em parceria aos municípios onde atua, isso é muito importante”, destacou.
A gerente da unidade Navegantes da Veolia, Cláudia Vieira, parabenizou e agradeceu aos educadores por aderirem ao programa e disse torcer para que o campeão nacional saia da cidade. “O Grupo Veolia tem como propósito a transformação ecológica e com esse projeto plantamos sementinhas nas crianças, que serão os multiplicadores da mensagem fora da escola”, disse.
Para a professora Carmen Alves, do Centro de Educação Municipal Profª Maria Hostin da Costa, no bairro Porto das Balsas, esse é o caminho. “Achei o programa maravilhoso, pois a criança é o ator principal, e a gente, enquanto professor, vai incentivar descobertas. O tema também é muito interessante, pois água é vida”, observou a professora de 24 alunos. Ao final da cerimônia foi assinado um termo de parceria entre empresa e município, além de entregue cartilhas para a comunidade escolar.
SOBRE O CONCURSO
Até o mês de outubro, as crianças realizarão atividades didáticas, recreativas e criativas em sala de aula. Ao final do período, as crianças participarão de um concurso cultural. Para isso, elas deverão elaborar um projeto que contribua para a economia e os cuidados com a água, aplicando o conhecimento das diferentes ações vistas em sala de aula. O estudante deverá gravar um vídeo de 3 a 5 minutos, apresentando o projeto e descrevendo seus benefícios para o meio ambiente.
Cada escola selecionará os três melhores vídeos e enviará para a Secretaria Municipal de Educação, que os encaminhará para a Veolia Brasil. Um comitê especial da empresa e da OEI selecionará os três melhores vídeos do Brasil para serem votados nas redes sociais do programa. O vencedor nacional será premiado com um Kit Digital, contendo computador, impressora e internet por um ano, além de uma bolsa de estudos para um curso de sua escolha.
A melhor escola também será premiada pela Veolia com um Kit Digital composto por três computadores e uma impressora. Além disso, ao final do concurso, todos os estudantes participantes serão contemplados com brindes da empresa.
TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA
“A Veolia tem um compromisso com a transformação ecológica, presente não só nos processos internos da companhia, como nas ações que a empresa desenvolve junto à sociedade. Essa campanha é uma oportunidade de incentivar as crianças que ainda estão em formação a serem agentes de transformação na própria comunidade”, avalia o Diretor Geral da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.
A iniciativa é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia atua: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. No Brasil participarão escolas municipais do Estado de Santa Catarina: Antônio Carlos, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Bombinhas, Brusque, Navegantes, Palhoça, São Francisco do Sul, São José, Tijucas, Palhoça, Penha e Governador Celso Ramos e, São Paulo, Sorocaba e Caçapava. Nas próximas semanas, o programa será lançado nas demais cidades.
FOTOS: