É fato que um dos setores que mais está crescendo nos últimos tempos é o de Tecnologia da Informação (TI). Por isso, com o objetivo de oportunizar jovens de Navegantes e região, a Portonave criou o programa Embarque na Tecnologia. A capacitação é pioneira no segmento e teve sua aula inaugural no dia 15, nas dependências do Terminal.
Em parceria entre as áreas de Tecnologia da Informação e Responsabilidade Social, o projeto tem como foco capacitar jovens de 16 a 18 anos, para a área de TI e desenvolver potenciais para o mercado de trabalho. Em formato piloto, as 30 vagas foram divididas igualmente para estudantes da Educação de Jovens e Adultos de Navegantes e para filhos de profissionais.
Gabriel Leonardo Coutinho, de 16 anos, já tem familiaridade com programação básica de jogos e está animado com o início do curso. “Fiquei bem feliz em poder começar aqui. Pelas aulas previstas vi que tem bastante conteúdo interessante, com certeza vou gostar muito”, comentou.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação, Cybersegurança, Proteção & Privacidade, Jardel Fischer, o mercado vem enfrentando inúmeras dificuldades em relação à contratação de profissionais na área. “Pensando em auxiliar o direcionamento e introdução ao mercado de trabalho, criamos esse projeto. Nossa ideia é disseminar conhecimento reforçando aos jovens que se qualifiquem cada vez em temas importantes para o mercado de trabalho. A expectativa é ampliar as vagas após esta primeira temporada”, enfatizou.
A formação, pioneira da empresa e entre os portos brasileiros, terá duração de seis meses com formatura, trabalho de conclusão e entrega de certificado. A grade de disciplinas é voltada à Tecnologia da Informação em áreas como Suporte, Datacenter, Segurança, Redes, Sistemas, Internet das Coisas (IOT) e Business Inteligence.