Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia trazem ótimos números para Navegantes. A cidade fechou 2019 com o saldo de 1.369 novos empregos formais criados. O resultado alcançado representa a melhor marca desde 2013, ano que antecedeu a crise na economia nacional.
Os setores que mais contrataram foram a indústria e a prestação de serviços. O salário médio de todas as admissões declaradas ao CAGED foi de R$ 2.122,00, acima da média nacional que foi de R$ 1.626,00.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, o resultado é importante para a economia. “Os números do CAGED demonstram a retomada da confiança na economia local. Outras estatísticas traduzem este momento, como o número de empresas sendo abertas depois do programa de desburocratização que a Prefeitura implementou, e a própria arrecadação crescente do município. Mais gente empregada é mais gente consumindo, o que leva à criação de mais empregos. A roda da economia está girando”, enfatizou.
O Prefeito Emílio Vieira destaca o resultado positivo. “Voltamos a crescer com força. A geração de empregos e os investimentos públicos e privados estão fazendo com que Navegantes passe a ter destaque estadual e nacional. Somos uma cidade com as finanças públicas saneadas e com plena capacidade de investimentos. É um ciclo virtuoso que retomamos depois da crise nacional”, ressaltou o prefeito.
Sistema Nacional de Empregos
Vale ressaltar, ainda, que a Prefeitura mantém estrutura para atendimento a todos os trabalhadores de Navegantes através do SINE – Sistema Nacional de Empregos, que fica localizado na Avenida Santos Dumont, 430, Centro. Ali é possível fazer a carteira de trabalho, solicitar o seguro-desemprego e participar de seleção para vagas de emprego em aberto. O SINE funciona das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.