fbpx

SAIBA O QUE É ACNE SOLAR E COMO TRATAR                  

Giane Gauze

Durante os dias quentes de verão, conquistar aquele bronzeado perfeito pode custar caro para a saúde e beleza da pele. Isso porque a exposição excessiva ao sol, além de causar manchas, envelhecimento e até mesmo o câncer, também pode causar espinhas. O problema, chamado “acne solar”, é uma doença típica do verão e atinge principalmente rosto, pescoço, ombros, tórax e costas, em forma de pequenas bolinhas avermelhadas e duras ou bolhinhas de pus, algumas delas doloridas.

A queimadura solar provoca um inchaço no orifício da pele por onde é eliminada a secreção sebácea, provocando a retenção do sebo que pode ser agravada pelo uso de hidratantes e fotoprotetores oleosos, levando a uma inflamação do folículo e à acne.

Para prevenir a doença, recomenda-se o uso de filtro solar, sobretudo os específicos para peles oleosas que são os “oil free” (sem óleo).

O tratamento para o problema é similar ao da acne comum. Deve-se começar com uma limpeza adequada, realizada com sabonete específico. Em seguida, é fundamental que haja a aplicação de produtos que regulem a produção de sebo e absorvam a oleosidade da região. Podem ser necessários antibióticos em loção ou gel ou via oral ou outros medicamentos de uso local como secativos, antissépticos, antiinflamatórios e esfoliantes.

Também é importante não espremer as espinhas para que a pele se recupere sem cicatrizes e que ela não seja higienizada excessivamente, apenas duas vezes por dia, para não sofrer com o famoso efeito rebote.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros