Os responsáveis tutores chegaram cedo ao CMEI Bruce Craston Kay, na manhã desta quinta-feira (6), para levarem seus cães e gatos ao mutirão de castração, destinado aos animais de famílias do bairro São Paulo cadastradas na fila do Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) de Navegantes.
Conforme o coordenador do DABA, Edson de Jesus, foram chamados 100 animais do bairro São Paulo que aguardavam na fila. Os animais foram todos castrados no período da manhã graças à contratação pelo município do CastraMóvel, uma unidade itinerante que faz o trabalho de esterilização de cães e gatos nas cidades por onde passa. Mais de 15 pessoas realizam o serviço no mutirão, entre veterinários e equipe de apoio.
A escolha pelo bairro foi devido ao grande número de animais, que muitas vezes, deixam de ser castrados porque o tutor não tem como se deslocar até a sede do DABA. Para se ter uma idéia, os bairros com maior quantidade de animais inscritos são Gravatá e Meia praia, o que não condiz com a realidade, já que há bairros com maior população canina em famílias de baixa renda.
O Departamento – que atende animais de famílias de baixa renda, com devida comprovação – estava com 835 cães e gatos na espera para castração. Agora, com os mutirões nos bairros, o objetivo é zerar a fila para essa demanda no município. “Após zerar a fila, nossa intenção é que a pessoa vá ao DABA inscrever seu animal para a castração e já saia com a data que será realizado o procedimento”, adiantou o coordenador, falando, ainda, que não há uma agenda definida para os próximos bairros, mas que pretendem fazer o quanto antes.
(TEXTO CONTINUA APÓS AS FOTOS)
Compensação Ambiental
De acordo com o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, a verba destinada para esse mutirão é oriunda de uma multa convertida em projetos ambientais, com destinação à causa animal. Além disso, o IAN realizou durante o mutirão uma explanação com o público presente sobre a importância da castração tanto para o animal, quanto para a saúde pública.
A vereadora Sol Dapper, que também é ativista da causa animal, estava presente e ressaltou os esforços da administração municipal na esterilização dos animais com foco na saúde pública. Ela explicou que, ao longo de 2022, ocorrerá a castração de, aproximadamente, 1,7 mil animais. O dinheiro utilizado para os novos mutirões é oriundo de emendas impositivas da Câmara de Vereadores de Navegantes e de um recurso complementar do Fundo do Meio Ambiente.