Na manhã desta quarta-feira (5), o Semasa atualiza as informações sobre o sistema de abastecimento de água para Itajaí e Navegantes. A turbidez do Rio Itajaí-Mirim está em 148 NTUs (o normal é 100 NTUs). Com melhores condições para captação, o sistema entra em fase de recuperação e os reservatórios começam a ser preenchidos.
Em Brusque, a montante do ponto de captação de água do Semasa, o nível de turbidez está em 500 NTUs e ainda não é possível afirmar se afetará o sistema nas próximas horas. Há previsão de chuva forte para hoje à tarde.
A Semasa afirma que é a maior produção de água de toda história da autarquia. Nos últimos dias, através de uma série de manobras operacionais com bombas reservas e até mesmo um gerador, a Semasa incrementou a produção de água em cerca de 45 milhões de litros, que permitiram suportar o incremento populacional das festas de final de final de ano, e, portanto, a problemática destes dias se deu, exclusivamente, por questões naturais do manancial.
Uma quarta bomba foi acionada na ETA São Roque para dinamizar a produção de água tratada nesta última terça-feira, 4. Com a produção de 1100 litros por segundo na ETA São Roque e 138 litros por segundo na ETA Arapongas, os reservatórios entram em recuperação. O reservatório do Morro da Cruz depende da normalização dos demais reservatórios para ser recuperado. Isso pode afetar o abastecimento da região de Cabeçudas e Praia Brava. A ETA Limoeiro opera normalmente, com o Ribeirão Mineral apresentando baixa turbidez.
Racionalizar água
Conforme a Semasa, a população está consumindo muito além do normal para essa época do ano. Isso dificulta o preenchimento dos reservatórios e a pressão na rede. A orientação é para economia de água e uso apenas para o essencial. Trocar água da piscina, lavar o carro, lavar calçadas ou fachadas de prédios, por exemplo, devem ser ações adiadas. Caixas d’água são fundamentais em todos os imóveis e auxiliam na estabilização da rede.