O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) realiza, na quinta-feira (6), um mutirão de castração que beneficiará 100 animais das famílias de baixa renda inscritas no município. A ação acontece no C.M.E.I. Bruce Craston Kay, no bairro São Paulo. Por conta disso, neste dia, não haverá expediente na sede do Daba no período da manhã.
As famílias proprietárias dos animais (cães e gatos) já estão agendadas para o procedimento. Por isso, não haverá atendimento por livre demanda na ocasião.
A verba destinada para a castração é do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN). Trata-se de uma multa convertida em projetos ambientais destinada à causa animal. Diante da preocupação social, o bairro escolhido foi o São Paulo, priorizando as famílias de baixa renda.
O coordenador do Daba, Edson de Jesus, explica que o atendimento na sede voltará ao normal no período da tarde“ Caso o cidadão tenha um animal em situação de emergência e urgência no decorrer do período da manhã, poderá levar diretamente na Clínica Animals, conveniada com o município”, informa.
MAIS CASTRAÇÕES
Ao longo de 2022, também ocorrerá a castração de aproximadamente 1,7 mil animais, conforme Licitação 1.791. O dinheiro utilizado para os novos mutirões é oriundo de emendas impositivas da Câmara de Vereadores de Navegantes e de um recurso complementar do Fundo do Meio Ambiente.
Vale ressaltar que o Daba já realiza, rotineiramente, a castração e microchipagem de cães e gatos de rua ou de famílias de baixa renda (que recebem até três salários mínimos). Aqueles que se enquadrarem nos pré-requisitos, podem entrar em contato com o departamento pelo telefone (47) 3342-4964 ou in loco, no endereço Av. Cirino Adolfo Cabral, 3333, na Meia Praia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.