A última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sexta-feira (17), apontou Navegantes como a economia que mais cresce em todo o estado, pois, o Produto Interno Bruto (PIB) municipal cresceu 22,5% em 2019 e alcançou R$ 4.68 bilhões, fazendo o município ultrapassar São Francisco do Sul e se tornar a 14ª maior economia de Santa Catarina.
Já o PIB per capita, que é o valor total do PIB dividido pelo número de habitantes, chegou a R$ 57.504,74 ao ano. Com o excelente resultado, Navegantes avançou 10 posições no ranking estadual, passando de 29º para 19º município com mais riquezas por habitante.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita de Navegantes, Rodrigo Silveira, faz um comparativo para se ter uma noção os números. Na mesma pesquisa, os dados apontam que enquanto Navegantes cresceu 22,5%, Araquari subiu 16,9%, Joinville 12,1%, Concórdia 11% e Itajaí 10,7%.
Ele ressalta que o IBGE consolida os dados apenas dois anos depois do fechamento do ano e que os números comprovam a ascensão econômica de Navegantes. Rodrigo acredita que o crescimento da economia virá ainda mais forte quando forem divulgados os dados de 2021, uma vez que as receitas provenientes de ISS e ICMS vêm avançando num ritmo consistente.
“Os dados apresentados pelo IBGE são categóricos e demonstram que Navegantes se tornou um grande polo de desenvolvimento. A cidade sobe patamares ano após ano no PIB, no PIB per capita e na geração de empregos. E o mais importante é que nos resultados há uma clara aceleração no emprego formal, demonstrando que seguimos batendo recorde de crescimento. Isto gera mais desenvolvimento e qualidade de vida a todos”, finaliza o secretário.