Os bombeiros militares de Navegantes estão fazendo uma orientação, em suas redes sociais, para o cuidado com crianças em brincadeiras em águas, nessa temporada de verão, quando um simples banho de piscina pode se tornar fatal.
De acordo com os bombeiros, as piscinas são responsáveis por 53% de todos os óbitos por afogamento na faixa etária de 1 a 9 anos de idade. Por isso, os pais ou responsáveis pelas crianças devem ficar atentos às divas de como prevenir afogamentos em piscinas.
A primeira orientação é nunca perca as crianças de vista. Em casa, nunca as deixe tomar banho de piscina desacompanhadas de um adulto. Em piscinas públicas é obrigatória a presença de muros ou cercas com portões, para impedir a entrada de crianças desacompanhadas na área de banho
A segunda orientação é ter sempre um objeto flutuante por perto, isso pode ser crucial na hora de salvar uma criança de afogamento. Piscinas públicas devem ter boias de salvamento com cabos engatados a elas.
A terceira orientação, prestar atenção aos ralos de sucção. Certifique-se que o ralo de sua piscina seja do tipo antiaprisionamento e saiba como desligar a bomba com rapidez. Em piscinas públicas, é exigido ter um botão ao lado da piscina, com uma placa informativa, para desligamento da bomba.
A quarta orientação é certifique-se da presença de guarda-vidas e questionar sobre os locais adequados para banho, levando em consideração a idade e a altura da criança. Em piscinas públicas, com profundidade superior a 1,20m ou comprimento superior a 12m, é obrigatória a presença de guarda-vidas.
E caso presencie alguma ocorrência de afogamento, tente manter a calma e ligue para os bombeiros – 193.