Nesta segunda-feira (19), grupo holandês esteve em Itajaí para conhecer o projeto, com interesse em participar do processo licitatório
O projeto do túnel subaquático que ligará os municípios de Itajaí e Navegantes segue avançando e entra em uma fase decisiva. A previsão é que o contrato de financiamento com o Banco Mundial seja assinado no final de fevereiro pelo prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), na condição de presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-Amfri).
A expectativa é otimista, e o andamento do projeto tem despertado interesse de grandes grupos empresariais internacionais. Nos últimos meses, diversos investidores visitaram Itajaí para conhecer os detalhes técnicos e a modelagem do projeto. O mais recente foi nesta segunda-feira (19), quando um grupo holandês, interessado em compreender como a engenharia do túnel se encaixa no portfólio de grandes obras de infraestrutura, se reuniu no Centro de Inovação com o prefeito Robison Coelho e com representantes da Invest Itajaí.
A obra integra o Programa de Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis), que conta com financiamento de US$ 90 milhões do Banco Mundial, além de uma contrapartida de US$ 24 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina. O componente relacionado diretamente ao túnel será executado pelo Governo do Estado, que ficará responsável pela condução do processo licitatório.
A licitação deverá ocorrer por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com participação do Governo do Estado e dos recursos do financiamento internacional. A assinatura com o Banco Mundial e o amadurecimento técnico do consórcio ampliam o interesse de grandes empresas do setor de infraestrutura.
“A Invest Itajaí tem papel estratégico nesse processo. Como empresa pública, atua na intermediação com investidores e grupos empresariais, apresentando as potencialidades do município e promovendo conexões entre o setor público e privado. Foi nesse contexto que a Invest viabilizou reuniões institucionais importantes, incluindo encontros com empresas internacionais, como o grupo holandês”, enfatiza seu diretor-presidente, Nikolas Reis.
Expectativas
A expectativa é de que, nos próximos anos, a região passe a enxergar a travessia entre Itajaí e Navegantes de uma nova forma. A obra promete transformar a mobilidade urbana, fortalecer a integração regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do litoral norte catarinense.
“A iniciativa tem despertado grande interesse de empresas do setor, inclusive de referência mundial. Nesta etapa, recebemos representantes de uma empresa com amplo know-how na elaboração de projetos, que será o foco da contratação inicial para o desenvolvimento do túnel. O processo está bem encaminhado, com troca de experiências e alinhamento técnico, e a expectativa é de que, em breve, o projeto seja contratado, permitindo que, futuramente, a obra seja executada e entregue à população”, finaliza o presidente do Consórcio CIM-Amfri e prefeito de Itajaí, Robison Coelho.
