130ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes começa nesta sexta (30)

Festa de NOssa Senhora dos Navegantes 2026

Celebração segue até 8 de fevereiro com programação religiosa, cultural e momentos de aprofundamento histórico da devoção à padroeira.

A 130ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes inicia nesta sexta-feira (30), em Navegantes, reunindo fé, tradição e identidade cultural em uma das celebrações religiosas mais antigas e simbólicas do município. A programação segue até o dia 8 de fevereiro, com missas, novenas, atividades comunitárias e eventos culturais.

Café com Maria resgata a história da padroeira e da festa

Um dos momentos especiais da programação deste ano é o Café com Maria, que traz uma proposta diferenciada dentro da festa. O encontro acontece neste sábado, 31 de janeiro, às 15h, com valor de R$ 50,00, e será uma roda de conversas dedicada à história da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e da padroeira do município, com foco no resgate das origens da devoção.

Embora muitos sejam devotos, nem todos conhecem a raiz histórica da Mãe dos Navegantes. A atividade propõe justamente essa aproximação com a memória da festa, reunindo cultura, fé e devoção, voltada a quem deseja aprender mais sobre a trajetória da celebração e seu significado ao longo do tempo. Após o momento de diálogo e partilha, será servido um café colonial aos participantes. As vagas são limitadas e exigem inscrição prévia.

Integram os convidados a falar sobre o tema os professores Vilma Mafra e Edison D’Avilla. Reconhecidos por sua ligação com a memória local e com a tradição religiosa do município, ambos contribuem para o resgate histórico da celebração, ampliando o diálogo entre fé, cultura e identidade comunitária.

130 anos de história

Realizada pelo Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, a festa mantém viva uma devoção que atravessa gerações e que está diretamente ligada à história da cidade e à relação da comunidade com o mar. Ao longo dos dias, fiéis e visitantes poderão participar de celebrações diárias, além de momentos de confraternização e espiritualidade.

A programação completa da 130ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes segue até o dia 8 de fevereiro, reafirmando a importância da celebração como expressão religiosa, cultural e comunitária de Navegantes.

Programação:

30 de janeiro (sexta-feira)

  • 19h30 – Santa Missa e 1ª Novena;
  • 21h – Jantar – Noite das Massas.

31 de janeiro (sábado)

  • 15h – Café com Maria;
  • 19h30 – Santa Missa e 2ª Novena;
  • Após, Banda GT80
  • 21h – Jantar – Churrasco, porções e espetinho.

1º de fevereiro (domingo)

  • 08h – Ofício da Imaculada (cantado);
  • 10h30 – Santa Missa;
  • 12h – Almoço – Churrasco;
  • 14h – Show de Prêmios Presencia (bingo eletrônico)l e pastel e bananinha;
  • 19h30 – Santa Missa e 3ª Novena;
  • Após, show com Louvanerão
  • 21h – Jantar – Churrasco, porções e espetinho.

2 de fevereiro (segunda-feira/feriado)

  • 08h – Oração do Rosário;
  • 10h30 – Santa Missa dos festeiros, com bênção individual com o manto;
  • 12h – Almoço – Churrasco (buffet para os festeiros);
  • 15h – Pastel e bananinha;19h30 – Santa Missa, 4ª Novena e procissão terrestre com o maior manto do mundo;
  • Após, Servos da Coroa
  • 21h – Jantar – Churrasco, porções e espetinho.

3 de fevereiro (terça-feira)

  • 15h – Cozinha – X-salada;
  • 18h às 19h.: A Turma do SiriZinho
  • 19h30 – Santa Missa e 5ª Novena;
  • Após, Vintage Cult
  • 21h – Jantar – Porções e espetinho.

4 de fevereiro (quarta-feira)

  • 19h30 – Santa Missa e 6ª Novena;
  • 21h – Jantar – Pirão com Linguiça.

5 de fevereiro (quinta-feira)

  • 15h – Pastel e bananinha;
  • 19h30 – Santa Missa e 7ª Novena;
  • após, show com Azaração
  • 21h – Jantar – Porções e espetinho.

6 de fevereiro (sexta-feira)

  • 19h30 – Santa Missa e 8ª Novena;
  • 21h – Jantar – Delícias de Frango.

7 de fevereiro (sábado)

  • 12h – Almoço – Churrasco;
  • 14h – Show de Prêmios Eletrônico e Presencial e pastel e bananinha;
  • 19h30 – Santa Missa e 9ª Novena;
  • Após, Banda S/A
  • 21h – Jantar – Churrasco, porções e espetinho.

8 de fevereiro (domingo)

  • 08h – Oração das Mil Ave-Marias;
  • 12h – Almoço – Churrasco;
  • 13h30 às 14h30 – A Turma do SiriZinho
  • 14h – Pastel e bananinha;
  • 15h – Santa Missa Solene e procissão fluvial.
  • 20h – Show nacional de encerramento – Thaeme e Thiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros