Ação mira organização criminosa especializada no tráfico de drogas em larga escala e cumpre 18 mandados judiciais
Uma traficante foi morto em Itajaí, após uma operação da Polícia Civil que envolveu cidades da região e de outros municípios de Santa Catarina, além de Curitiba, no Paraná. Deflagrada na madrugada desta segunda-feira (15), a Operação Escama mirou em uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas em grande escala. A ação é coordenada pela Delegacia de Combate às Drogas (Decod), do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí.
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, nos municípios de Itajaí, Florianópolis, Palhoça, Barra Velha, Penha e Chapecó, em Santa Catarina, além da capital paranaense.
Durante o cumprimento de um dos mandados no bairro São Vicente, em Itajaí, um investigado reagiu à abordagem policial portando uma arma de fogo. Diante da iminente ameaça, a equipe da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil adotou as medidas necessárias para conter a agressão, resultando na morte do suspeito no local. Após os trabalhos periciais realizados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), foi apreendido um revólver calibre .32.
Em Curitiba, no bairro Sítio Cercado, equipes da Decod/DIC de Itajaí efetuaram a prisão em flagrante de três pessoas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
No local, os policiais apreenderam cerca de 110 quilos de maconha, além de aproximadamente 5 quilos de haxixe e 1,5 quilo de skunk. Também foram recolhidas duas armas de fogo — uma pistola 9×19 mm (Glock) com seletor de rajada e uma pistola .40 S&W (Taurus) —, 105 munições, balança de precisão, balaclava e um colete balístico.
A operação contou com o apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Civil e da Polícia Militar, reforçando a integração das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e avançar na completa desarticulação da organização criminosa.
