Preços da Ceia de Natal sobem em Itajaí, aponta Procon

Levantamento registra altas significativas em comparação a 2024 e reforça necessidade de pesquisa antes da compra

A ceia de natal estará mais cara em Itajaí. A Procuradoria do Consumidor (Procon) de Itajaí divulgou, nesta terça-feira (09), a pesquisa anual de preços da Ceia de Natal 2025, ressaltando aumento expressivo em diversos produtos em relação ao ano passado.

Foram avaliados 24 itens típicos das festas de fim de ano, incluindo duas novas opções de aves de marcas tradicionais. Entre os poucos itens com queda de preço estão a cereja (-53,64%), o panetone Visconti 400g (-4,31%), a ave Aurora Blesser por quilo (-1,96%) e o figo em calda 400g (-1,63%).

Porém, a maior parte dos itens de ceia apresentou altas relevantes. Os maiores aumentos foram registrados na castanha-do-pará sem casca, que subiu 69,59%, seguida pela uva passa (32,97%), damasco sem casca (23,65%), nozes sem casca (19,68%) e frutas cristalizadas (18,85%). O estudo também apontou a redução do peso do Chocotone Bauducco, que passou de 450g para 400g, sem compensação no preço final.

O Procon reforça a importância de o consumidor observar o preço por unidade de medida e conferir a validade dos produtos, principalmente os promocionais. Comprar em maior quantidade pode render economia, mas requer planejamento para evitar desperdícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros