Exposição marca os 70 anos da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento em Itajaí

Mostra reúne documentos, plantas e fotografias que contam a construção de um dos maiores símbolos históricos e religiosos da cidade

A Fundação Genésio Miranda Lins inaugura, nesta quarta-feira (3), a exposição “Igreja Matriz Santíssimo Sacramento: um gesto de fé convertido em força, pedra, cor e luz”, em celebração aos 70 anos da inauguração do templo, um dos principais patrimônios culturais de Itajaí.

A mostra apresenta documentos originais, plantas arquitetônicas e um conjunto de fotografias que registram o processo de construção da igreja entre 1941 e 1955. Além de evidenciar a evolução da obra ao longo de 14 anos, o acervo destaca o papel fundamental da comunidade, que participou ativamente das atividades de arrecadação e mobilização que permitiram erguer o templo.

O pároco Pe. Vendelino Hobold inugurou a igreja,

A abertura ocorre às 19h30, na Casa Lins – Centro de Documentação e Memória Histórica, localizada na Rua Lauro Müller, 335, no Centro de Itajaí. A visitação ao público será gratuita e permanecerá aberta de 4 de dezembro de 2025 a 6 de março de 2026, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h.

A Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, inaugurada em 1955, tornou-se um marco arquitetônico e religioso da região, reconhecida por suas linhas imponentes e pelos elementos que mesclam influências neogóticas e românicas. A exposição busca resgatar não apenas a história da construção, mas também a importância simbólica do templo como expressão de fé, união e identidade da comunidade itajaiense.

As obras tiveram início em 19 de fevereiro de 1941, sendo pároco o Pe. José Locks, terminando em 14 de novembro de 1955, com o pároco Pe. Vendelino Hobold. A inauguração aconteceu em 15 de novembro de 1955, com solenidade presidida por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros