O guarda-vidas resgatou o adolescente de 15 anos a 100 metros da faixa de areia, já em estágio de afogamento.
Um guarda-vidas que atuava na orla do Bairro Meia Praia, em Navegantes, resgatou um adolescente de 15 anos que era arrastado por uma corrente de retorno, em um trecho não patrulhado, cerca de 550 metros ao sul do posto de observação. A ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira (5).
O profissional, que estava sozinho no posto durante o horário de almoço, identificou o jovem em perigo por meio de binóculos e seguiu rapidamente até o ponto indicado. Ao se aproximar da corrente, encontrou o adolescente já em submersão, com as vias aéreas abaixo da linha d’água, a cerca de 100 metros da areia.
O guarda-vidas constatou que o menor estava inconsciente e com sinais de cianose – quando o corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Ainda na água, iniciou ventilações de resgate antes de iniciar a remoção. Durante o procedimento, o jovem vomitou e expeliu espuma, conduta típica de afogamento grau 3.
Assim que chegou à areia, o adolescente recuperou a consciência, embora permanecesse debilitado. No mesmo momento, uma viatura da coordenação passava pelo local e prestou apoio, além de orientar outros dois menores que acompanhavam a vítima, todos sem a presença de responsáveis. O COBOM foi acionado, e uma unidade avançada do SAMU deslocou-se para prestar atendimento especializado ao jovem.
