Guerra contra o barulho: Navetran diz que vai intensificar blitz para pegar motocicletas com escapamento irregular
O ronco estridente de motocicletas irregulares: esse é o barulho que impede Navegantes de dormir. Elas circulam pelas ruas da cidade sem se importarem com a perturbação do sossego alheio. A poluição sonora gerada por esses motociclistas, além de incomodar, fere as leis de trânsito e é considerada contravenção penal e crime ambiental. Apesar disso, o problema continua.
Até mesmo entregadores de delivery já surpreenderam clientes em Navegantes ao chegar nos locais de suas entregas com o escapamento adulterado – atitude essa desaprovada pelo secretário de Segurança Pública, Raimundo Cristofolini, que afirma que as empresas nem deveriam contratar motoboys com motocicletas irregulares.
Intensificação da fiscalização
De acordo com a superintendente da Navetran, Magalí Nunes Ignácio, a fiscalização é constante. A Polícia Militar e a Navetran, realizam, ao menos, duas blitz por semana, em diversos bairros, alternadamente.
“Além da fiscalização normal do trânsito, o objetivo também é coibir as alterações de características, porque realmente há reclamações de motos com o escape alterado, provocando problema de ruído à noite, mas estamos e vamos intensificar a fiscalização nesse sentido”, afirmou.
Ainda conforme a superintendente, as blitz serão intensificadas com auxílio da Polícia Militar, que terá reforço no efetivo na temporada de verão. Além disso, o município estuda, a exemplo do que já acontece em Balneário Camboriú e em Itajaí, propor a Lei do Silêncio, para aprimorar os mecanismos de fiscalização.
“Hoje a fiscalização de trânsito só pode agir em motocicletas com equipamentos alterados ou adulterados, porque pelo volume, até hoje o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) ainda não homologou um equipamento para medir o ruído sonoro para efeito de autuação de trânsito. Então vamos buscar, por meio da legislação ambiental e do Código de Postura, uma efetivação da fiscalização” explicou.
Ela exemplificou que mesmo durante o Encontro Nacional de Motociclistas – Motonave, no último fim de semana, houve fiscalização já na entrada e só entraram no evento motocicletas que estavam com escapamento original, sem nenhum tipo de alteração. Lá dentro foram flagradas 10 motociclistas que tiraram o escapamento e foram convidadas a recolocar e a se retirar do evento.
