Primeiro voo cargueiro internacional chega ao Aeroporto de Navegantes

Operação inédita traz rota Miami–Navegantes, amplia capacidade logística de Santa Catarina e fortalece a indústria regional

Como divulgado em primeira mão pelo Jornal nos Bairros, o Aeroporto Internacional Ministro Vcitor Konder, de Navegantes, recebeu às 8h15 desta quarta-feira o primeiro voo cargueiro internacional da sua história. Operado pela Bringer Air Cargo, em aeronave da Latam Cargo, o Boeing 767-300 BCF passa a cumprir uma rota semanal no trecho Miami – Navegantes, dedicada exclusivamente à importação.

Além de inédita para o terminal – que se encontra no meio do debate para a construção da segunda pista, tida como estratégica para a ampliação do transporte de cargas – a operação também marca a chegada de um novo porte de aeronave ao aeroporto, viabilizada após a obtenção de uma autorização especial da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Com capacidade para transportar até 50 toneladas, o cargueiro vai atender todos os segmentos industriais, oferecendo uma alternativa mais rápida e eficiente para a entrada de produtos em Santa Catarina.

Atualmente, mais de 80% das cargas importadas pelo Estado chegam ao Brasil via aeroportos de São Paulo, um trajeto que encarece e amplia o tempo logístico das indústrias catarinenses. “A nova operação posiciona Navegantes como um ponto estratégico: cerca de 80% das importações de SC estão concentradas em um raio de até 1h30 do aeroporto, o que coloca o terminal como a opção mais próxima e competitiva para o setor produtivo”, explica Lílian Françoso, Gerente de Cargas da Motiva, concessionária que administra o Aeroporto de Navegantes.

O aeroporto também conta com o Terminal de Cargas da Pac Log, uma estrutura moderna de 35 mil m² de área, equipada com câmaras frias para produtos refrigerados e completa infraestrutura para armazenagem, manuseio e distribuição de mercadorias. O complexo oferece suporte essencial para cargas sensíveis e de alto valor agregado, fortalecendo ainda mais o corredor logístico da região.

Segunda pista no terminal

O Aeroporto de Navegantes possui homologação 4D, ou seja, está autorizado a receber aeronaves de grande porte que exigem pistas a partir de 1.800 metros, como o Boeing 767, que passou a operar no município. Para receber aeronaves ainda maiores, o terminal dependeria da construção de uma segunda pista — projetada com cerca de 2.600 metros de extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros