Os pescadores artesanais de Navegantes que vão pedir o benefício do defeso da anchova, que acontece no período de 1º de dezembro e 31 de março, precisam ficar atentos às novas regras. Agora, para ter direito ao recurso, é obrigatório estar inscrito no CadÚnico e apresentar novo modelo do RG, com o CPF integrado.
“Essas atualizações são fundamentais para garantir que o pescador artesanal tenha acesso ao benefício sem contratempos. O CadÚnico e o novo RG são exigências federais que buscam dar mais segurança e transparência ao processo”, detalha o assessor especial da Pesca, Fabiano Veloso, ligado à Secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária.
A inscrição no CadÚnico é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. Já o novo RG é feito pelo IGP (Instituto Geral de Perícia).
Com toda a documentação atualizada, o próximo passo é se dirigir à Colônia de Pescadores Z-06, onde será realizada a solicitação do benefício. Em média, 200 pescadores artesanais de Navegantes devem fazer o pedido de auxílio neste ano.
O secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária, Lorival Kempner, destaca a importância do trabalho integrado entre as secretarias. “Nosso objetivo é garantir que todos estejam com a documentação em dia e possam receber o benefício a que têm direito, lembrando que os pescadores que ainda não possuem o CadÚnico devem procurar o quanto antes um ponto de atendimento para evitar atrasos no recebimento do recurso”, pontua.
Para o CadÚnico:
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social:
Av. Santos Dumont, 68 – Bairro Centro – Telefone: (47) 3185 2014.
Informações:
Secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária:
Rua Itajaí, 230, no telefone (47) 3185-2379.
Colônia de Pescadores Z-06:
Av. João Sacavem, 367 – Centro – Telefone: (47) 2033 5846
