A proposta é ouvir a comunidade e especialistas, reunir ideias e buscar soluções para garantir mais segurança, no trânsito.
O crescimento do uso de motos, bicicletas e patinetes elétricos já é uma realidade nas ruas de Navegantes — e, com ele, surgem novos desafios de segurança, convivência e regulamentação no trânsito. Pensando nisso, a Câmara de Vereadores de Navegantes, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran), promove na terça-feira (18), às 18h30, uma audiência pública para debater o futuro da mobilidade elétrica.
O encontro será realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) Prefeito Manoel Evaldo Muller, na Rua Maria Leonor da Cunha Rebello, 432 – Centro, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara. A proposta é ouvir a comunidade e especialistas, reunir ideias e buscar soluções para garantir mais segurança, organização e sustentabilidade no uso dos novos equipamentos de transporte individual elétrico.
A mesa de debates contará com representantes do Poder Legislativo, Executivo e de instituições públicas municipais e regionais que já desenvolvem políticas voltadas à mobilidade urbana. Entre os convidados estão o presidente da Câmara, vereador Julio Bento (PSD); a superintendente da Navetran, Magalí Nunes Ignácio; o vice-prefeito Ricardo Muniz Ventura; o procurador-geral do Município, Rodrigo Sabino; o secretário de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação, Gilmar Germano Jacobowski; a promotora de Justiça Kariny Zanette Vitória, da 1ª Promotoria da Comarca de Navegantes; e a secretária municipal de Educação, Natally Louise Oliveira Francisco.
Também estarão presentes autoridades que representam cidades da região já avançadas na regulamentação da mobilidade elétrica, como Atanir Antunes, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/SC); Emerson Luiz Andrade, secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque; Leandro Fabrício Ferreira, coordenador da Codetran de Itajaí; Mário Alves de Oliveira Filho, secretário de Trânsito de Penha; e Dowglas Miglioli, comandante dos agentes de trânsito de Balneário Camboriú.
De acordo com o presidente da Câmara, Julio Bento, o objetivo da audiência é transformar o crescimento da mobilidade elétrica em uma oportunidade de planejamento e diálogo. “Esse é um tema que impacta diretamente o dia a dia das pessoas. Queremos ouvir quem usa, quem fiscaliza e quem planeja o trânsito para construirmos, juntos, um modelo de cidade mais seguro, moderno e sustentável”, afirmou.
Durante o evento, os participantes poderão se inscrever para apresentar sugestões e perguntas à mesa de debate, conforme o regimento interno da audiência. Cada manifestação contará com tempo destinado à fala, réplica e tréplica, garantindo a transparência e a participação popular. A audiência será presidida pelo vereador Julio Bento e secretariada pela superintendente da Navetran, Magalí Nunes Ignácio, com previsão de encerramento às 21h30.–
