Roda de conversa aborda bairros de Navegantes depois da emancipação

Evento integra a programação do 12º Festival Literário de Navegantes (FLIN)

Como forma de valorizar a história e a cultura de Navegantes, a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Navegantes promove a 2ª Roda de Conversa: Bairros de Navegantes depois da emancipação. O evento integra a programação do 12º Festival Literário de Navegantes (FLIN) e conta com o apoio da Fundação Cultural.

A Roda de Conversa, que acontecerá no dia 6 de novembro, às 19 horas, na Galeria de Artes Elson Renato dos Santos – Jacaré, contará com a presença de sete moradores que conhecem as histórias, os costumes e as crenças das comunidades nos bairros, depois da emancipação do município, em 1962. A mediação será feita pela professora Vilma Mafra e pela jornalista Maila Santos – ambas acadêmicas da ALBSC/Navegantes.

Convidados:

A senhora Luíza Bortolatto Guarezi contará as histórias do bairro Pedreiras, local onde sua família teve grande contribuição – tendo, inclusive, feito a doação das terras para a construção da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, que fica dentro do Parque Municipal das Pedreiras. 

O professor Wagner Almeida Rosa, filho de moradores antigos do bairro São Pedro (Pontal) e atual morador, contará sobre um dos bairros mais antigos e tradicionais de Navegantes.

A professora Adélia de Oliveira Régis contará as incríveis histórias do bairro Escalvados, no interior do município, que antes mesmo da emancipação já possuía sua independência econômica, sendo sede das primeiras fábricas da cidade.

Já o senhor José Benassi, que mora em Navegantes desde a década de 50, contará como se estruturou o Centro após a emancipação, a partir do governo provisório de Athanásio Joaquim Rodrigues.

O ex-vereador Gilço Antônio Baptista, eleito pelo bairro São Domingos, e Roberto Machado, quinta geração de uma família de moradores do São Domingos, preservação as memórias do bairro que partiu da plantação de mandioca até os grandes estaleiros.

E o professor Marcos Fabrício Bittencourt, que foi diretor em uma escola do bairro Hugo de Almeida, contará sobre a pesquisa realizada com os alunos sobre o bairro e sobre essa escola que, ao longo dos anos, teve nove nomes diferentes.

“Convidamos todos a participar da 2ª Roda de Conversa, que tem o objetivo de reviver as narrativas dos moradores de Navegantes, para recontar a história da cidade”, disse a presidente da ALBSC/Navegantes, doutora Ana Isabela Mafra.

Serviço:

  • O que: 2ª Roda de Conversa: Bairros de Navegantes depois da emancipação
  • Data: 06/11/2025 – quinta-feira
  • Horário: 19 horas
  • Local: Galeria de Artes Elson Renato dos Santos – Jacaré, anexo ao Centro Integrado de Cultura (CIC).
  • Rua Maria Leonor da Cunha, 432 – Centro, Navegantes (SC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros