Projeto leva arte e inclusão a escolas de Navegantes e Santos

projeto cultura viva Navegantes

O projeto Cultura Viva em Rede encantou crianças e professores com o espetáculo de teatro de bonecos “Alevanta Boi”, uma produção inclusiva que une humor, folclore e acessibilidade.

A ação, realizada pelo Studio Bianca Alcantara, integrou as comemorações do Dia do Folclore em Navegantes (SC) e do Dia das Crianças em Santos (SP), levando arte, educação e diversidade para mais de 1.467 estudantes, superando a meta inicial de público atendido.

Em Navegantes, as apresentações no CAIC Maria de Lourdes Couto Cabral reuniram 1.004 alunos dos anos iniciais, incluindo 74 crianças com deficiência que puderam participar de forma plena graças aos recursos de Libras, audiodescrição e mediação especializada.

Já em Santos, a circulação passou pelas escolas Judoca Ricardo Sampaio Cardoso e Professor Mário de Almeida Alcântara, alcançando mais de 460 estudantes, com destaque para a presença da TV TRIBUNA – afiliada da Rede Globo de televisão em Santos e o engajamento das comunidades escolares.

O espetáculo, inspirado no Boi de Mamão e nas manifestações populares brasileiras, promoveu vivências de respeito, empatia e valorização da cultura.

Boi de Mamão e nas manifestações populares

“Nosso compromisso é democratizar o acesso à arte e garantir que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam viver a cultura de forma igualitária”, afirma Bianca Alcantara, proponente e coordenadora do projeto.

A iniciativa é realizada via  Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da Portonave e MSC/Medlog, apoio do Instituto Portonave e UACEP – União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas de Santos, e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Mais do que um espetáculo, o Cultura Viva em Rede reafirma o poder da arte como instrumento de educação, inclusão e transformação social, deixando um legado de sensibilidade e pertencimento nas escolas por onde passa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros