O projeto “Navegando no Conhecimento” leva a história e o universo da pesca artesanal para dentro da sala de aula.
O município de Navegantes recebeu aplausos durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizada na terça-feira (28), em Balneário Camboriú. O Assessor Especial de Pesca, Fabiano Velozo, idealizador do projeto “Navegando no Conhecimento”, recebeu a moção das mãos da deputada Paulinha (PODEMOS), autora da proposição.
O projeto, reconhecido a nível estadual, é realizado pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária de Navegantes em parceria com a Secretaria de Educação. Ele leva a história e o universo da pesca artesanal para dentro das escolas, com objetivo de despertar o sentimento de valorização e respeito por essa atividade que sustenta milhares de famílias na cidade.
Os alunos recebem palestras, dinâmicas e exibição de materiais que mostram a importância da pesca para o desenvolvimento local, destacando aspectos históricos, econômicos, sociais e ambientais.
Para o assessor, a importância dessa tradição ser apresentada às novas gerações de forma educativa e envolvente está na ligação da história, economia e identidade cultural de Navegantes à atividade pesqueira.
Por isso, os alunos aprendem aspectos do dia-a-dia na pesca artesanal — desde as embarcações e apetrechos até as histórias e desafios que marcam a profissão. As explicações despertam curiosidade e trazem à tona o orgulho por uma tradição que sustenta famílias e preserva a identidade marítima de Navegantes.
Além de aproximar a comunidade escolar dos pescadores, a iniciativa também incentiva a educação ambiental, mostrando boas práticas e a necessidade de um uso responsável dos recursos naturais.
