Aproximadamente uma tonelada de lixo foi retirada da Praia Central
A 12ª edição do Limpando o Mundo, realizada no último sábado (20), mostrou, mais uma vez, que a união faz a força. Esse ano, mais de 800 voluntários, entre governo, entidades e iniciativa privada, participaram da edição, retirando aproximadamente uma tonelada de lixo da praia de Navegantes.
A agenda é uma iniciativa global que ocorre simultaneamente em quase 200 países e foi promovida por meio de uma grande parceria entre Instituto Ambiental de Navegantes, GTEA-RH07 e Grupo de Trabalho De Educação Ambiental (GTEAN), além de patrocinadores e apoiadores.
Foram 5 pontos de mobilização na orla, desde o bairro São Pedro até a altura da Conselheiro João Gaya.
Em Navegantes, esta edição foi integrada à celebração da Semana da Água, reunindo voluntários individuais, instituições, empresas e ONGs. “Eu achei a ação muito importante, pois é positiva tanto para o meio ambiente, que fica limpo com a contribuição de tantas pessoas, quanto para nós, por termos a oportunidade de fazer parte disso tudo”, relatou a voluntária Lorena Eloize, 18 anos.
“Se a gente não fizer esse trabalho hoje, as futuras gerações vão conhecer tartaruga e golfinho apenas pelos livros. Muitos animais marinhos ingerem microlixos, arrastados da areia da praia para o mar, confundindo-os com comida. Uma vez em seus organismos, esses resíduos afetam a capacidade de absorção de nutrientes, o que com o tempo, debilita os animais e dificulta a sua sobrevivência”, reflete, a palestrante ambiental e voluntária do GTEAN, Glenda Marcos.
“Agradecemos a todos que se uniram por essa causa e reforçamos a importância da conscientização: não descarte lixo em locais inadequados e não polua o meio ambiente em que todos vivemos”, destacou o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes, Diego Dias.
Segundo ele, o movimento despertou nos participantes o sentimento de conscientização e cidadania ambiental, reafirmando o papel de Navegantes como referência em educação e mobilização comunitária.

É muito lixo, principalmente plásticos,o povo não tem consciência do estrago que estão fazendo pro meio ambiente, estudos já estão alertando com a contaminação de plástico nos peixes 🐠🐟 é preocupante isso, aproveitando a oportunidade de me expressar por aqui,fica a dica de colocar lixeiras nas praias, acho que seria muito bom..