Ocupação ilegal em área pública e desmatamento foram contidos no local onde restaram as ruínas do primeiro hospital de referência da região
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Itajaí atendeu, na última sexta-feira (26), uma denúncia de ocupação na Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, que dá acesso à praia de Cabeçudas. O terreno, pertencente ao Município de Itajaí, estava com 40 metros de área desmatada, com barraca improvisada construída com pedaços de pau e lona. No passado, o espaço abrigou o primeiro hospital de referência da região, que depois se tornou um sanatório.
O Instituto Itajaí Sustentável, as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Guarda Municipal de Itajaí e a Polícia Militar participaram da ação conjunta. A casa improvisada que estava em condições insalubres foi demolida. No local, havia bebidas alcoólicas, preservativos, homens e uma mulher, além de uma criança e um cachorro. Todos foram retirados do local.
“Alertamos a população para fazer a denúncia sempre que houver esse tipo de situação. Pode ser pela ouvidoria ou pelos demais canais, como o 153 da Central de Operações Integradas e a Central de Atendimento ao Cidadãono telefone 156. Após a denúncia iremos até o local e tomaremos as medidas necessárias”, reafirma a Diretoria Presidente do INIS, Maria Heloísa Lenzi.
A história do sanatório
A história do sanatório foi contada na coluna “Outros Quinhentos”, do jornalista Rogério Pinheiro. Segundo suas pesquisas, em 1878 os irmãos Antônio e Pedro Lopes de Mello doaram o terreno à Câmara Municipal de Itajaí para a construção da unidade de saúde. Além das terras, os irmãos contribuíram também com barro, areia e pedras para edificação do hospital público. No dia 3 de janeiro de 1887, o hospital Santa Beatriz foi inaugurado.

Em 1962, o Santa Beatriz se transformou em sanatório, para tratar pacientes com tuberculose, sendo já desativado na década de 1970. Depois de muitos anos de abandono ou uso improvisado de suas instalações, o hospital Santa Beatriz foi demolido em 1989 – 102 anos após ser inaugurado. O que restaram do Santa Beatriz foram as escadarias e alguns blocos de concreto onde foi edificado o hospital.
