Giscelaine Prado Galan confecciona itens decorativos e Biojóias desenvolvidas a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza,
A artesã navegantina Giscelaine Prado Galan, da Gi Prado Biojóias pode entrar na rota de exportação de biojoias. Ela foi selecionada para participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O programa é gratuito e voltado para empresas que desejam iniciar ou aprimorar sua atuação no mercado exterior.
Gi, como é carinhosamente conhecida, confecciona itens decorativos e Biojóias desenvolvidas a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza, como sementes, fibras e madeiras. Atualmente ela expõe seus produtos em feiras e no Mercado do Artesanato Recando dos Pássaros, na Praça Central de Navegantes e espera com a qualificação levar seu artesanato para vários cantos do mundo.
“Sei produzir peças de qualidade, mas não sei como vendê-las para fora. Acredito que com o apoio da ApexBrasil, do Sebrae e com a expertise da técnica que irá me acompanhar, posso chegar mais longe”, enfatiza Gi.
O programa tem duração média de três a quatro meses e oferece uma trilha completa de capacitação com atendimento individualizado, diagnóstico de exportação, plano estratégico, treinamentos, acesso a especialistas em comércio exterior, participação em ações coletivas e oportunidades internacionais. A modalidade pode ser online, presencial ou híbrida, conforme o perfil e localização da empresa participante.
LEIA TAMBÉM:
Navegantina da Tropa de Elite da Marinha recebe homenagem – Jornal nos Bairros
No estado, a iniciativa é oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), executor do convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do Programa Acelera Mercados – Global.
“O PEIEX, aliado ao Programa Acelera Mercados – Global, é uma grande oportunidade para que os pequenos negócios em Santa Catarina ampliem sua competitividade e caminhem rumo à internacionalização. Com uma metodologia prática, adaptada à realidade das empresas, conseguimos conectar negócios locais a mercados globais”, destaca Gabriel Marchetti, analista de negócios do Sebrae/SC.
O programa é dividido em três etapas, são elas: “Desperta”, que atua na sensibilização e mapeamento; “Prepara”, fase de consultorias, treinamentos e o plano de exportação; e “Conecta”, com rodadas de negócios, missões técnicas internacionais, formação de consórcios, acesso a investidores e plataformas de inteligência de mercado.
