Está em tramitação na Câmara Municipal de Navegantes um projeto de lei do vereador Gabriel dos Anjos (PODEMOS) que institui o Dia do Paraense e o Festival da Cultura Paraense no calendário oficial do município, com justificativa de “valorizar a diversidade e as tradições culturais dessa comunidade”.
É indiscutível que a comunidade paraense que atualmente vive em Navegantes contribui com a economia do município, e esses migrantes sempre são bem-vindos à cidade. Entretanto, tem que se considerar que quem chega é quem deve aprender a cultura local.
É fundamental valorizar e fortalecer a história e cultura de Navegantes, para não perdermos nossa identidade. Quem aqui escolhe morar é que deve ser apresentado ao boi-de-mamão, à procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, à festa do Divino Espírito Santo, todas tradições dos nossos colonizadores, os açorianos.
Navegantes já tem lutado para manter vivas suas origens, com muita coisa já tendo sida apagada ou destruída, como prédios históricos e tradições não mantidas. É incoerente introduzirmos outras culturas, se a nossa ainda não é sólida.
A verdade seja dita, nem o hino de Santa Catarina os alunos aprendem nas escolas, agora querem ensinar o Carimbó. Só falta querer trocar Nossa Senhora dos Navegantes por Nossa Senhora de Nazaré, para contemplar a diversidade.

Boa tarde. Na minha opinião temos que valorizar a nossa cultura. Sem desmerecer a de outros estados.