Projeto beneficia cerca de 140 adolescentes em diferentes regiões da cidade
A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Navegantes está dando continuidade ao Projeto Capacita Jovem, que atualmente beneficia cerca de 140 adolescentes em diferentes regiões da cidade. A iniciativa tem como objetivo preparar os jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a convivência social e desenvolvendo competências essenciais para o futuro.
Desde junho, os encontros vêm abordando uma série de conteúdos fundamentais, que vão desde o desenvolvimento pessoal, cidadania e ética no ambiente de trabalho até temas práticos como educação financeira, gestão do tempo, higiene e autocuidado. Também fazem parte das atividades oficinas sobre segurança no trabalho, entrevistas simuladas e reflexões sobre escolhas que constroem o futuro.
Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt, o projeto vai além da formação técnica e tem caráter transformador. Com o Capacita Jovem, Navegantes reafirma sua convicção de que oferecer oportunidades aos adolescentes é um passo essencial para transformar realidades e fortalecer a comunidade como um todo.
LEIA TAMBÉM:
Navegantes procura famílias interessadas em acolher crianças – Jornal nos Bairros
“Nosso compromisso é formar cidadãos conscientes e preparados, que reconheçam seu potencial e possam construir trajetórias de sucesso, tanto na vida profissional quanto pessoal. Acreditamos que investir na juventude é investir em um futuro mais justo e próspero para todos”, destaca Luciane.
As capacitações estão sendo realizadas nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município — localizados nos bairros São Paulo, Nossa Senhora das Graças e Meia Praia — e seguirão até dezembro. O encerramento do programa será marcado por uma cerimônia de formatura no dia 17 de dezembro de 2025, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com apoio e parceria de instituições como GERAR e CIEE.
