Lenine e Demônios da Garoa marcam Festival de Música de Itajaí

De 5 a 13 de setembro, o 27º Festival de Música de Itajaí oferecerá, nessa edição de 2025, 22 oficinas, cinco workshops e 15 atrações gratuitas

O Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão, onde acontecerão as oficinas do Festival de Música de Itajaí, foi o palco para a Fundação Cultural mostrar à comunidade que, a partir de 5 de setembro, a cidade vai respirar música em um evento que já se consolidou não só em Santa Catarina, mas em todo o país.

“Hoje foi o lançamento oficial do Festival de Música. Vão ser nove dias. Esse festival é algo que vem dando certo ao longo dos anos e que nós fazemos questão de aprimorar. Além de aprender as técnicas com renomados professores, vamos ter a oportunidade de assistir a grandes shows, e tudo isso de graça”, ressalta a superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins.

Homenagens a compositores de Itajaí

Um trecho da música Ares de Verão, do compositor itajaiense Carlinhos Niehues, dará nome a um dos palcos do Festival nessa edição de 2025. A canção, interpretada pela cantora Giana Cervi, embalou o lançamento da programação oficial do evento nesta quinta-feira (14), quando foram apresentadas à imprensa e convidados as atrações, as oficinas e os workshops.

Neste ano, os palcos ganharam nomes especiais para as apresentações. Além do Teatro Municipal de Itajaí, haverá o Palco Ares de Verão, na Praça Arno Bauer; o Palco Ondas da Atalaia, no pátio interno da Casa da Cultura Dide Brandão; e o Palco Samburá, no Mercado Público de Itajaí. Os nomes dos espaços são títulos de músicas dos artistas itajaienses Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Chico Preto & Vê Domingos, como forma de homenagear suas contribuições para a cultura da cidade.

“Essa é uma justa homenagem aos nossos talentos. Estamos há quatro meses pensando nessa programação. Avançar para a 27ª edição é uma grande tarefa. Conseguimos fazer uma composição de artistas que, de fato, vão encantar. Pensamos em pessoas que fazem diferença na música, como o grande trompetista Yu Tamaki Hoso, que vem do Japão. Ele irá executar as melodias com a Banda Filarmônica. Então temos muita atração nessa maratona musical”, destaca a diretora-executiva da Fundação Cultural de Itajaí, Elisabete Laurindo.

O Festival conta com a parceria do curso de Música da Univali. Para o coordenadora do curso, Giana Cervi, o festival de música transformou Itajaí ao longo dos anos na cena musical, atraindo pessoas que vieram para cá para estudar música. “Temos um curso superior de Música e o Conservatório, que são frutos desse festival. E essa edição certamente será maravilhosa quanto as outras, com participações incríveis para fomentar ainda mais a cultura e a música da nossa cidade”, completou.

Em breve, a Fundação Cultural de Itajaí irá divulgar a programação completa do 27º Festival de Música de Itajaí, que já tem a presença confirmadas de grandes nomes como Lenine e Demônios da Garoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros