Proposta da Renal Vida é implantar um centro em Navegantes com estrutura moderna para atender pacientes em hemodiálise, diálise, com consulta e suporte multidisciplinar.
Na tarde de segunda-feira (28), ocorreu uma reunião que marca importante avanço para a saúde em Navegantes. Na agenda, o diretor executivo da Renal Vida, Tarcísio Steffen, fez uma apresentação ao prefeito Liba Fronza (PSD) sobre as ações da instituição, reforçando o interesse na implantação de um centro de alta complexidade em doenças renais no município.
“Estamos dando um passo importante para a saúde pública de Navegantes. A Renal Vida entende que Navegantes hoje é um polo importante para esta implantação e já há um alinhamento entre Executivo e Legislativo para fazer esse projeto dar certo. Não vamos medir esforços nessa causa, envolvendo sempre toda a sociedade. Trazer um centro de alta complexidade vai transformar o atendimento dos pacientes renais crônicos, proporcionando cuidado especializado e de qualidade, acolhimento e dignidade”, destacou o prefeito Liba Fronza.
LEIA TAMBÉM:
Bairro Gravatá e São Paulo ganharão novas unidades de saúde – Jornal nos Bairros
“Navegantes tem uma grande potencialidade, todas as condições fundamentais para a implantação de um centro de alta complexidade. Estamos prontos para levar para a cidade uma estrutura moderna, inovadora e alinhada às melhores práticas da linha de cuidado avançada da saúde renal”, destacou Tarcísio.
A presença da Renal Vida em outros municípios catarinenses, como Florianópolis, Blumenau, Brusque, Itajaí, Rio do Sul e Timbó, tem mostrado resultados expressivos, como aumento da capacidade de atendimento.
Atualmente, Navegantes, possui 58 pacientes em hemodiálise, que fazem tratamento em Itajaí, mais dois em diálise peritoneal domiciliar e cerca de 40 com acompanhamento ambulatorial.
O secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, explica que o número é dinâmico, porque têm pessoas entrando e saindo da fila todos os dias, podendo aumentar, concomitantemente, com o crescimento que vem sendo acompanhando na cidade. Ressaltando que há pacientes com condições de alta hospitalar, mas que ainda não têm um espaço adequado para a realização da terapia dialítica.
“A implantação desta unidade vai representar uma nova etapa no tratamento à doença renal crônica aqui. Com atendimento multidisciplinar, infraestrutura adequada e proximidade com os pacientes, vamos reduzir deslocamentos e oferecer suporte permanente”, afirmou Pablo.
Sobre a Renal Vida
A Renal Vida atende, ao todo, 75 municípios catarinenses, incluindo acompanhamento pré e pós-transplante de vidas de todo território nacional.
Hoje, são mais de 1,2 mil pacientes e aproximadamente 15 mil sessões de hemodiálise por mês, com participação assistencial através dos serviços de nefrologia, psicologia, nutrição, farmácia e assistência social. Total de 96% dos atendimentos são feitos via SUS, contando com ações e eventos junto à comunidade e doações para captação de recursos.
