Uma prática antes nunca ocorrida em Festas de São João em Navegantes, agora alerta moradores e autoridades. Uma moradora de Navegantes filmou o flagra de um balão junino voando pelo Centro da cidade. Além de poder causar incêndio, esses balões são um perigo para os aviões que decolam e pousam do Aeroporto de Navegantes.
A moradora contou que esse é o segundo balão que ela vê voando pelos céus de Navegantes. O primeiro, ela falou que caiu no quintal da sua casa e pegou fogo.
Crime
A prática de soltar balão junino é considerada crime ambiental em todo o país, previsto na Lei Federal nº 9.605/98. Quem for flagrado fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões pode ser condenado a pagamento de multa ou pena de um a três anos de prisão.
Além de poder causar incêndio, esses balões são um perigo para os aviões que decolam e pousam do Aeroporto de Navegantes.
Perigo para vegetação e aviões
Quem solta balão está assumindo risco de causar mortes. Os balões juninos, de ar quente, inflamáveis e não tripulados, quando caem podem provocar incêndios na vegetação e em residências. Em época de festas juninas/julhinas, várias ocorrências são registradas em todo o país.
Outra ameaça é para a aviação civil. Muitas vezes os radares não conseguem avistar os balões, por causa das condições meteorológicas, aumentando o risco de choque com aviões. Quando um balão é avistado, os controladores de tráfego são orientados a notificar os operadores próximos ao local onde o balão foi visto, assim como os pilotos também são alertados.
