O município tem a intenção de implantar o projeto piloto no CAIC e expandir para as demais escolas municipais
A tecnologia será a mais nova aliada da segurança nas escolas de Navegantes. A Secretaria da Educação informou com exclusividade ao Jornal nos Bairros que o município tem a intenção de implantar biometria facial nas escolas da rede municipal.
Um projeto piloto de biometria facial deve ser iniciado na Escola Municipal Prof. Maria de Lourdes Couto Cabral, o CAIC, no bairro Nossa Senhora das Graças, para depois, conforme os resultados e ajustes, poder ser expandido para as demais escolas da rede.
“Realizamos uma reunião na primeira semana de julho, em que a vereadora Delegada Patrícia trouxe essa demanda. Definimos que o piloto será realizado no CAIC. Estamos, atualmente, em fase de levantamento do quantitativo de equipamentos necessários, bem como das adequações físicas da unidade e do modelo de prestação de serviços, a fim de definirmos se será mais viável a locação ou aquisição dos itens”, informou a secretária de Educação, Nataly Louise Oliveira Francisco.
A intenção da Secretaria de Educação é lançar o processo licitatório ainda no próximo mês de agosto.
Com a tecnologia, os 1885 alunos do ensino fundamental, que são a prioridade para o piloto, serão beneficiados no CAIC – uma das maiores escolas de Navegantes.

Biometria facial
O reconhecimento facial nas escolas é uma tecnologia que utiliza câmeras e softwares para identificar e registrar a presença de alunos, professores e funcionários.
A biometria facial em escolas funciona através da captura e análise da imagem do rosto de alunos e funcionários para identificar e registrar a presença. O sistema compara a imagem capturada com um banco de dados de rostos cadastrados, permitindo o controle de acesso e a gestão de frequência de forma automatizada.
Diante do histórico de violência praticada nas escolas do país, o sistema traz segurança aos alunos e professores, pois somente conseguirá entrar na escola quem tiver cadastrado no banco da biometria facial.
Em fevereiro, a vereadora Delegada Patrícia (PSD) já havia adiantado, em entrevista ao Jornal nos Bairros, o projeto, que defende desde campanha, de monitorar das escolas, inclusive por meio de reconhecimento facial, para controle de entrada e de saída nas escolas. Um projeto que acredita ser essencial para a segurança nas escolas.
MATÉRIA RELACIONADA:
Vereadora Delegada Patrícia quer reconhecimento facial em Navegantes
