Nessa quinta-feira (10), foi retirado o barco de pesca que estava encalhado na praia no bairro Gravatá, em Navegantes, desde outubro do ano passado. A Secretaria Municipal de Infraestrutura foi quem realizou a retirada, utilizando duas máquinas de grande porte hidráulicas, uma retroescavadeira, um caminhão guindauto e três caçambas.
A embarcação teve perda total, devido ao longo tempo que ficou encalhada.
Além de multa, o proprietário da embarcação também terá de arcar com todos os custos da operação. O valor a ser pago ainda será calculado pela Prefeitura, após a conclusão da operação.
De acordo com a prefeitura, para ter autorização para fazer a retirada, foi necessário a obtenção de uma série de documentos de diferentes órgãos, incluindo Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Gestão da Orla, Capitania dos Portos e da empresa proprietária da embarcação, além do próprio município.

“Com isso, tiramos a insegurança que trazia para quem entrava no mar perto do local e também reduzimos o risco ambiental que essa situação representava para a nossa costa”, falou o secretário de Turismo, Luciano Maibuk.
A prefeitura pede aos moradores e turistas que, por motivo de segurança, evitem entrar na área onde o barco foi retirado, nesse primeiro momento, pois pode ter ficado algum objeto ou resíduo.
O barco de pesca Matheus encalhou na praia na orla do Gravatá no dia 31 de outubro de 2024. Havia nele três tripulantes. No momento em que encalhou, não transportava gelo nem pescados.
